CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 19 de março de 2019

ICHU-Mutirão em combate ao Mosquito da Dengue é realizado no Povoado de Casa Nova

No dia 15 de Março de 2019, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde através dos ACEs, (Agente de Combate a Endemias) em parceria com a ACTMARES (Associação de Catadores e demais Trabalhadores em Materiais Recicláveis), secretaria de Obras e comunidade local, realizou um mutirão em combate ao mosquito da dengue no Povoado de Casa Nova.


Apesar do Município de Ichu Bahia estar em nível controlado da doença, os profissionais vem realizando ações de combate ao ploriferamento do mosquito que necessita de ambientes com água parada para se desenvolver.

"O vírus da dengue é um arbovírus. Arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele. O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.   Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. O risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo tratada". (http://portalms.saude.gov.br).

Por isso, é importante combater o mosquito da dengue, fazendo limpeza adequada e não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, pneus ou outros recipientes que possam servir de reprodução do mosquito Aedes Aegypti. Manter a higiene dos locais ainda é a melhor forma de erradicação, por isso é fundamental e essencial a participação consciente e diária de toda a população.

Por Cida Carneiro com informações e fotos de Arlete Santiago/VIEP 
Confira outras imagens: 
















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.