TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Ichu: Fazendo parte do mês do Estudante, CEACO realiza mais uma edição do TAL e do FACE

Fazendo parte das atividades do mês do estudante, o Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira (CEACO) realizou nesta segunda-feira, 12, mais uma edição do Tempo de Artes Literárias (TAL) e do Festival Anual da Canção Estudantil  (FACE), os dois projetos são realizados há onze anos.
No Sarau do TAL foram quinze poemas, enquanto que o FACE contou com doze canções todas criadas pelos próprios alunos.
O Tempo de Artes Literárias foi avaliado pelo corpo de jurados formado pelo Professor de Língua Portuguesa e Literatura do CEACO Gildenor Ferreira, Raimundo Borges, que é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários pela UEFS, Alfredo Victor, licenciado em Letras Vernáculas pela UEFS e o músico Paulo Akenaton, estudante  de Licenciatura em música pela UEFS.
Corpo de Jurados avaliando os estudantes

O TAL que teve a orientação das professoras Huda e Ilka, é um projeto de caráter educativo, artístico-literário e cultural tendo como objetivos estimular a produção literária no ambiente escolar e os diversos gêneros literários, assim como a valorização das manifestações culturais regionais. Contribuir para a formação da intelectualidade e espiritualidade (ética e artística) e, com isso, abrir caminhos literários para a participação social.
As produções selecionadas não foram identificadas em ordem classificatória, atendendo às orientações da Secretaria de Educação e o desejo da escola de evitar divisões e competitivismo entre os estudantes e os turnos da escola, valorizando mais a experiência vivida nas oficians e a participação de cada aluno.
Após cada apresentação, foram computadas as notas sendo escolhido para representar na etapa regional o Poema "Carrego a Minha Raiz" da estudante Flávia Fontes, 2º Ano B do turno Matutino.
Vídeo Samira Fontes

Em seguida foi iniciado o Festival Anual da Canção Estudantil - FACE projeto este orientado pelo Professor Edvan Carneiro e que promove oficinas de criação musical.
O FACE promove uma experiência significativa para a vida dos estudantes, estimulando o conhecimento sobre a arte musical, e sobre o processo de criação musical desde a letra até a gravação, desafiando os estudantes a expressarem seus pensamentos no espaço público, estimulando a capacidade de produção e fazendo da escola um ambiente prazeroso e criativo.
O corpo de jurados do FACE foi formado por Aldeon Michael, músico violonista e guitarrista, Ernani Junior, estudante de Licenciatura em Música da UEFS, Amanda Santiago que cursa Licenciatura na UEFS, é cantora, já tendo se apresentado em programas de TV e Paulo Akenaton, estudante de Licenciatura em Música pela UEFS.
Músicos experientes formaram o quadro de jurados

Encerradas as apresentações e somadas as notas, confirmou-se que a música "Astigmatismo" executada por Andreza Silva e Letícia Mendonça e de autoria delas e da coelga Laíne Mota, ambas do 3º Ano Vespertino.
Nos intervalos do evento alguns estudantes e ex-estudantes se apresentaram a exemplo de Uadson Santana, Wallefe, Mateus Oliveira, Bismark, Mateus Barbosa, Hilderlan e outros. A banda CACOS do Forró que é formada por alunos do CEACO também fez a sua participação. Edivan destacou que os alunos se envolveram diretamente na produção das músicas e da atividade.
A cantora Amanda Santiago também deu sua palhinha

A Diretora do CEACO, Edilma Almeida, em entrevista ao AL Notícias avaliou como bem positivas as atividades do Mês do Estudante, em especial o TAL e o FACE, tendo a mesma frisado as dificuldades da unidade de ensino por conta da falta apoio  não tendo ainda recebido recursos
 Redação do AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.