TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Ichuense estudante de Biomedicina da FAN é o primeiro baiano selecionado para participar do Curso de Inverno em Oncologia Molecular

O ichuense Danrley Oliveira,  estudante do 7º semestre de Biomedicina da Faculdade Nobre, passou por uma experiência diferente e muito enriquecedora no último mês. Ele participou do V Curso de Inverno em Oncologia Molecular, que aconteceu entre os dias 22 e 26 de julho, no Hospital de Câncer de Barretos (SP), o Hospital de Amor.
Apenas 60 estudantes de todo o Brasil tiveram a oportunidade de participar do evento, que discutiu os principais avanços tecnológicos e científicos da área. Danrley foi o primeiro baiano selecionado para participar do curso, que chegou em sua quinta edição neste ano.

Além de desenvolver atividades como cultura celular, análise proteica e demais experimentos voltados para a área de oncologia, Danrley apresentou no Curso de Inverno o seu trabalho, intitulado “Relação do gene BLNK com o desenvolvimento e progressão da Leucemia Mieloide Aguda (LMA)”, que teve a orientação da professora e coordenadora do curso de Biomedicina da FAN, Emanuela Avelar.

De acordo com o estudante, o trabalho foi submetido no início do ano e foi através dele que surgiu o convite para passar um período na USP. Ele ficou durante duas semanas em Ribeirão Preto (SP), onde desenvolveu pesquisas na Universidade de São Paulo (USP), acompanhado do seu orientador da instituição, o professor Ricardo Bonfim. Danrley participou ainda do 2º Encontro Brasileiro de High Content Screening, que discutiu abordagens de triagens funcionais baseadas em ensaios celulares em placas através de oito palestras científicas – três destas, internacionais.  

“Sem dúvidas, foi muito enriquecedor poder conhecer a USP e participar do Curso de Inverno. Foi bem gratificante e, através dessa experiência, eu consegui absorver de verdade o que é pesquisa”, declara Danrley. Perguntado sobre o futuro, o estudante é bastante focado no que quer: “pretendo seguir para mestrado e doutorado lá mesmo na USP”, afirma.  

Sobre o CIOM
O Curso de Inverno em Oncologia Molecular (CIOM) oferece conteúdos sobre oncologia e biologia molecular, por meio de aulas e palestras com pesquisadores do HA, que também ficam disponíveis para atender aos participantes durante todo o decorrer do evento. O intuito do evento é permitir o contato mais próximo destes alunos com toda a estrutura de ciência, ensino e pesquisa do Hospital de Amor. Neste ano, o curso foi pensado para tornar a ciência mais próxima da realidade dos estudantes, com palestras que foram na aplicação da pesquisa na prática clínica.


Redação do AL Notícias com adaptação do texto site oficial da FAN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.