TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Ichu: Secretaria de Assistência Social e CRAS promovem reuniões descentralizadas na sede e povoados do município

A Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS e o CRAS José Osvaldo Carneiro, promoveram entre os dias 27 e 30 de agosto de 2019, reuniões descentralizadas na sede e na zona rural do município.
Nesta primeira etapa, as reuniões ocorreram nas localidades onde funcionam os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, como Barra, Nova Esperança, Varjota, Praianos, Campinas e na sede – Bairro Cortiço e no grupo dos idosos. Em outras oportunidades pretende-se realizar nas demais comunidades.

O público compareceu em grande número, sendo formado não só pelos usuários do SCFV, mas também por seus pais e/ou responsáveis, mães e gestantes inseridas no Programa Primeira Infância no SUAS - PIS (Criança Feliz) e pessoas da comunidade local.
Em rodas de bate-papo foram discutidos assuntos fundamentais relacionados às atividades realizadas pela equipe da SMAS e do CRAS no município. A Assistente Social de Gestão Lays Carvalho, passou orientações sobre a política de Assistência Social, abordando o tema: Direito do povo, com financiamento público e participação social, fazendo refletir que a Assistência Social é um direito do cidadão e um dever do estado, tendo na participação popular a garantia de direitos e o exercício da democracia.
A Assistente Social Damares Oliveira e a Psicóloga Ayara Carneiro, técnicas de referência do CRAS, passaram orientações de como ter acesso aos serviços ofertados, como o SCFV, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, além de orientar como é realizada a concessão de benefícios eventuais, sejam eles de alimentação, natalidade, etc. explicando também o que é a rede de proteção social básica e especial.
O Programa Bolsa Família esteve presente através do Gestor Tarcísio Santiago e dos entrevistadores do CadÚnico Danrley Oliveira e Nadjla Silva, trazendo várias informações importantes sobre o Programa e explicando especialmente as condições para manter o benefício regularizado. Eles esclareceram também que através do CadÚnico a família não tem acesso apenas ao Programa Bolsa Família, mais também ao ID jovem, desconto na conta de luz, etc. nesse momento os presentes fizeram questionamentos e os técnicos esclareceram todas as dúvidas.
Edcarlos Almeida também esteve presente passando informações sobre a implementação do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA no município. Ele explicou como foram realizadas as três etapas de entregas dos produtos, sobre o público que teve direito a participação no programa, além de sanar dúvidas que foram surgindo por parte dos presentes ao longo das reuniões.
O PIS (Criança Feliz) esteve concluindo as atividades das reuniões, quando a supervisora e também psicóloga Tânia Mendonça, através de uma dinâmica de interação mostrava ao público presente a importância do brincar, principalmente na primeira infância, público alvo do programa. Foram passadas também informações desde a criação e implantação do programa no município, a importância de suas ações no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças.

As reuniões foram um passo a mais para levar a Assistência Social para perto das comunidades, transferindo a cada encontro uma gama de informações para que o público conheça de perto seus serviços ofertados e possam desfruta-los, fazendo o uso de um direito que é para todos que dele precisar.

Por: Mylena Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.