TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 1 de setembro de 2019

Procissão do Fogaréu é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado

Produzindo um efeito visual com tochas e velas acesas, a procissão, que acontece desde 1930, retrata a prisão de Jesus no Monte das Oliveiras ao ser encontrado pelas tropas romanas.
Procissão do Fogaréu e encenação da Paixão de Cristo marca a quinta-feira santa em Serrinha
Subida da serra com as velas deixa um cenário muito bonito | Foto: Raimundo Mascarenhas
A Procissão do Fogaréu, realizada anualmente na cidade de Serrinha, é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. O decreto foi divulgado no Diário Oficial deste sábado (31), sob número 12.900. Há mais de oito décadas, a manifestação religiosa reforça a tradição e a cultura em todo o território do sisal, levando diversos fies às ruas da cidade em um ato de fé.
Foto: Raimundo Mascarenhas
O Dossiê para Registro Especial da Procissão do Fogaréu foi produzido pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac), por meio da Gerência de Patrimônio Imaterial (Geima), que vem acompanhando o evento desde 2014 e já havia concedido Registro Especial Provisório.

Para Nívea Santos, gerente de Patrimônio Imaterial do Ipac, a Procissão do Fogaréu na cidade de Serrinha é uma importante manifestação religiosa e cultural, que representa a tradição, fé e memória do povo serrinhense. “E como forma de reconhecimento e valorização desta cultura, o Governo do Estado da Bahia, através do IPAC, a partir de hoje (31), salvaguarda de forma definitiva a manifestação através do Registro Especial”.
Avenida Joaquim Hortélio | foto: Raimundo Mascarenhas
A procissão
Produzindo um efeito visual com tochas e velas acesas, a procissão, que acontece desde 1930, retrata a prisão de Jesus no Monte das Oliveiras ao ser encontrado pelas tropas romanas. Representando este mesmo ato, fiéis católicos, turistas e demais pessoas seguem pelas ruas da cidade entoando cânticos e rezas. O percurso tem 5Km, partindo da catedral, seguindo até a subida da colina nos arredores da cidade, até chegar à imagem de Senhora Sant’Anna.
Encenação na parte alta da serra possibilita boa visibilidade para todos | Foto: Raimundo Mascarenhas
Do Calila Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.