TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 10 de novembro de 2019

Candeal: Prefeito Everton Cerqueira e vice Agnaldo Neto se reúnem com Vereadores e Secretários Municipais

O encontro teve como objetivo a apresentação do Projeto Água no Campo que levará máquinas e equipamentos da Prefeitura Municipal para recuperação de açudes e aguadas na zona rural
O Prefeito Municipal de Candeal Everton Cerqueira e o Vice Agnaldo Neto se reuniram na sexta-feira, 08, com os vereadores e Secretários Municipais com o objetivo de tratar sobre o Projeto Água no Campo.

O Projeto Água no Campo levará máquinas e equipamentos da Prefeitura Municipal de Candeal para recuperação de açudes e aguadas na zona rural. A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente criou o Projeto com o objetivo de precaver e minimizar os efeitos da seca e da estiagem no município. Açudes e aguadas serão recuperados e sua capacidade ampliadas, visando aumentar ao máximo o acúmulo de água para o próximo período de seca, acreditando que são ações como essas que possibilitam que o pequeno produtor possa permanecer em seu lugar e sustentar sua família.
O Governo da Bahia decretou situação de emergência em 140 municípios  por conta da estiagem e o município de Candeal encontra-se nessa relação. Conforme o decreto, a ocorrência de longa estiagem nos municípios listados foi indicada em relatórios recentes da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC). Nesses locais a seca tem provocado graves prejuízos as atividades produtivas principalmente a agricultura e a pecuária, pois a falta do abastecimento tem gerado o exaurimento de grande parte dos mananciais que fornecem água potável às comunidades rurais, distritos e cidades.
A previsão é que até dezembro de 2020, todas as comunidades rurais tenham sido assistidas com esse projeto ajudando aproximadamente 300 famílias.  Serão limpas e ampliadas aguadas em diversas comunidades no interior do município, sendo no primeiro momento as comunidades de Belo Alto e Jurubeba. O serviço será realizado com a ajuda de uma máquina retroescavadeira e dos tratores de esteira.
 
CRITÉRIOS
* O pequeno produtor se comprometerá a doar ao município o cascalho que for retirado de sua propriedade para melhoramento de estradas do município;
* O tempo estimado é de dez horas no máximo para cada propriedade rural;
* A cada uma hora trabalhada, o produtor rural se comprometerá em dar a contrapartida de 12 litros de óleo diesel.;
* O produtor entregará à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente a ordem de compra do combustível.
 
No próximo dia 11 de Novembro haverá reunião com a comunidade de Jurubeba, às 16h, para apresentar o projeto, bem como definir roteiros. O projeto iniciará no dia 12 de Novembro de 2019.
Destacando que depois da reunião houve um almoço e a Associação de Mães levou a sobremesa para a degustação.

Redação do AL Notícias | Informações e fotos Secretaria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.