TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Sessão da Câmara Municipal de vereadores de Ichu Ba, dia 03 de dezembro de 2019

Na sessão desta terça-feira, 03 de dezembro, foi aprovada uma indicação da vereadora Lúcia Maria solicitando passagem molhada na sede do município. Teve ainda duas MOÇÕES DE PESAR do Legislativo pelo falecimento da jovem Ianna Hellen e dona Estelita, além da moção de protesto e repúdio da Vereadora Geovana à Secretaria de Educação Estadual pelo anúncio do fechamento do Colégio Luiz Júlio Carneiro.
Ainda sobre o fechamento do colégio a Diretora do Luiz Júlio Ilka Myrele Cordeiro usou a tribuna para ler uma CARTA ABERTA A CÂMARA DE VEREADORES DE ICHU em nome do Colegiado Escolar que pede o apoio dos parlamentares para o não fechamento da unidade escolar.  
Esta carta, após ser lida na tribuna foi entregue ao presidente da Câmara Willian Gonçalves. Abaixo você confere a carta na íntegra.
Senhores Vereadores e Senhoras Vereadoras do Município de Ichu-Ba,

O Colégio Estadual Luiz Júlio Carneiro tem prestado relevantes serviços educacionais há mais de três décadas em nosso município.  É reconhecido pela comunidade ichuense como uns dos bons espaços de formação dos seus estudantes. Além de desenvolver o sentido de pertencimento por todos que por ele passaram e dos que ainda estão vinculados a esta unidade vivencia o desenvolvimentos de atividades pedagógicas, de projetos educacionais e a oferta de cursos técnicos, imprescindíveis para a formação profissional dos jovens ichuenses.
 

O Colégio Luiz Júlio Carneiro foi fundado no ano de 1981. Surgiu do desejo dos associados da Associação dos Moradores de Ichu - AMI que, através de uma música, fizeram o pedido ao Deputado José Leão: "uma escola para os pobres estudarem". Sendo atendidos, foi inaugurado em 15 de março de 1982. Começou com três salas e foi crescendo, crescendo, até que a AMI, que não podia mais manter apenas com um convênio de sessão de salas, passou suas atividades educacionais para responsabilidade do Estado da Bahia.
 

Durante esses anos atendeu os filhos de Ichu desde a pré-escola até a educação profissional: educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e finais, magistério de 2° grau, formação geral, suplência, aceleração, educação de jovens e adultos, e atualmente os cursos técnicos em Administração e em Segurança do Trabalho.
 

A sua história não nos nega sua importância. São 37 anos de serviço ao município de Ichu! Passou por perseguições políticas, indiferença de gestões municipais, até o transporte escolar lhe foi negado por muitas vezes. Apesar de tudo isso sempre se manteve de pé. 
 

Suas instalações, que começaram com apenas três salas, foram ampliadas possuindo hoje quadra coberta (mesmo que inacabada), secretaria, diretoria, biblioteca, sala de vídeo, sala virtual, banheiros, salas de aula, sala de professores, de coordenação pedagógica, cozinha, almoxarifado, área descoberta, e um auditório que recebeu o nome do professor Antônio Gomes Carneiro (grande lutador das causas sociais em Ichu). Isso sem contar com diversos mobiliários e equipamentos conseguidos com esforços coletivos e adquiridos através do Estado. É um patrimônio maravilhoso, convenhamos!
 

No último dia 27 de novembro recebemos a triste notícia de encerramento das atividades pelo Estado. Entendemos que o município é pequeno, mas sabemos os grandes e graves prejuízos que esse encerramento causará na vida de todos que ali convivem. Então lhes faço uma pergunta: podemos deixá-lo morrer? Nós da Comunidade Escolar pensamos que NÃO!
 

Por isso, estamos aqui nesta Casa da Cidadania, que tem a função primordial de salvaguardar os interesses do povo ichuense, para solicitar que todos abracem a nossa escola no sentido de mantê-la viva, em funcionamento. E, para isso, o nosso Colegiado Escolar, na presidência da coordenadora pedagógica Geovana, reuniu-se com a Associação dos Moradores de Ichu-AMI, e decidiu solicitar que a Prefeitura Municipal de Ichu assuma a escola e dê continuidade a essa história de amor à educação.
 

Em honra do nome do nosso Emancipador Luiz Júlio Carneiro, que por mérito também recebeu o nome do Plenário desta Casa Legislativa, pedimos aos Senhores Vereadores e as Senhoras Vereadoras, que se juntem a nós professores, direção, funcionários, alunos e familiares do Colégio Estadual Luiz Júlio Carneiro para garantir a continuidade dos serviços prestados à população ichuense em favor do desenvolvimento educacional do nosso povo.
 

Certos de contarmos com o total apoio de Vossas Senhorias e de toda população, agradecemos.

Ichu, 03 de dezembro de 2019.


Colegiado Escolar do Colégio Estadual Luiz Júlio Carneiro
 
Ainda nesta sessão, o Diretor do SINTRAPI Adailton Conceição também usou a tribuna para falar da lei 10/2019 que dispõe sobre a criação de cargos públicos de provimento efetivo que segundo ele tem vários erros e criticou a casa por ter aprovado o projeto sem as devidas correções.
Ao usar a tribuna todos os edis rebateram a fala do líder sindical e negaram negligência ou omissão quanto ao projeto. Ainda sobre este assunto a casa já havia elaborado uma nota de esclarecimento contrária ao que o sindicato havia veiculado em carro de som e nas redes sociais que foi lida no final da sessão.

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Câmara de Vereadores de Ichu, procede com nota de esclarecimento as ofensas e críticas infundadas que ferem a imagem do Poder Legislativo Municipal, além de levar ao erro e a confusão aos Ichuenses.

O Ministério Público de Bahia (MPBA) obteve, por meio da celebração de termo de ajustamento de conduta (TAC), o compromisso da Prefeitura Municipal de Ichu para realizar concurso público para o provimento dos cargos efetivos vagos na estrutura do municipal até final de 2019.

Prontamente a Câmara de Vereadores de Ichu, recebeu em 05/11/2019, o projeto n°. 009/2019 de autoria do Poder Executivo municipal, com o objetivo de realizar Concurso Público para o provimento de 139 Vagas. Concurso este que irá além de oportunizar novas possibilidades de emprego com concorrência igualitária, estará ajudando toda estrutura administrava e a prestação de um melhor serviço à nossa comunidade.

O projeto foi devidamente tramitado em caráter de urgência, a fim de agilizar seu processamento e votação ainda nesse ano legislativo. Tal urgência não diminuiu a seriedade e o comprometimento de todos vereadores, que procederam com debates no plenário da câmara, bem como mesa de negociação com o atual gestor, além de rodadas de conversas com o órgão representativo das categorias, ouvindo sugestões e expondo de forma clara e objetiva as limitações legislativas de emendas ao projeto.

Desta forma em 19/11/2019, foi realizada última discussão e votação do referido projeto, sendo encaminhado ao Executivo para devida promulgação. Oportunamente informa-se que toda tramitação legislativa foi realizada de forma legal, ética e transparente sendo publica a qualquer órgão ou munícipe.

Cabe ainda informar que o vereador tem como função primordial representar os interesses da população perante o poder público, legislando e fiscalizando o Executivo, em contra partida é de competência privativa do Prefeito a proposta orçamentária e os projetos que disponham sobre matéria financeira, criem, alterem ou extingam cargos, funções ou empregos públicos, aumentem vencimentos ou vantagens dos servidores municipais ou importem em aumento de despesa ou redução da receita.

Todo o enfrentamento e debate político democrático é importante, mas baixar o nível a ofensas e falsas informações é de uma irresponsabilidade, pois não ridiculariza apenas a pessoa do vereador e da vereadora ou o Poder Legislativo, mas coloca em risco a toda comunidade Ichuense.

Fica evidente que ao contrário do veiculado irresponsavelmente no município, a câmara de vereadores promoveu o debate democrático, verificou a legalidade e viabilidade de realização do concurso público em consonância com a Constituição Federal, além de propor alterações e
emendas ao referido projeto de lei.

A luta para o desenvolvimento é algo contínuo, não apenas neste mandato, mas nos que passaram e nos próximos que virão.

A Câmara de Vereadores de Ichu, sabe das deficiências municipais e dia a dia, a cada sessão, busca trabalhar e trazer soluções com projetos de leis e realizando autocritica a fim de unir esforços juntamente com o executivo transformando nossa cidade em um lugar cada vez melhor.

CAMARA DE VEREADORES DE ICHU - BA

ASSISTA A SESSÃO
OUTRAS FOTOS:
 
Foto: Blog da vereadora Geovana
Redação Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.