TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 23 de março de 2020

Ichu: Novas medidas de combate ao coronavírus atingirão o comércio em geral, decisão saiu após reunião com autoridades

O novo decreto será divulgado em breve pela Prefeitura Municipal de Ichu
Mobilizado pela Câmara Municipal de vereadores de Ichu aconteceu na manhã de hoje, 23 de março, uma importante reunião para tratar de novas medidas de combate ao novo Coronavirus (COVID-19) a serem adotadas pelo poder público municipal.
Participaram da reunião vereadores (as), secretários de saúde e de administração e finanças, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, representantes de Igrejas, Vigilância Epidemiológica (VIEP) e imprensa local.
O vereador e presidente da Câmara Willian Gonçalves falou da preocupação que todos estão tendo em torno do combate ao vírus e que a reunião seria importante para ouvir a opinião de todos e assim o gestor tomar novas medidas para o enfrentamento do coronavírus - COVID-19.
O prefeito Carlos Santiago falou que só veio tomar conhecimento da gravidade do caso quando esteve em Salvador na semana passada, principalmente ao ver como as instituições públicas do estado estavam agindo quanto a prevenção. "Já tinha tomado algumas medidas como a suspensão dos eventos com aglomerações de pessoas e das aulas e assim que retornei de viagem tive que tomar outras medidas através de um novo decreto. Sabemos que nossos comércios são de pequeno porte, mas infelizmente, diante do quadro que tende a se agravar, temos que agir novamente para a proteção de todos", alertou o prefeito. 
O Secretário Edcarlos Silva em sua fala lembrou que Ichu não tem nenhum caso suspeito e que mesmo assim tem saído na frente no tocante à prevenção já que várias medidas já vem sendo colocada em prática pelos profissionais da saúde e até pela população em geral. "Apesar de encontrarmos muita dificuldade, a secretaria conseguiu alguns materiais de prevenção (EPIs) mas confesso que estou muito preocupado em relação a reposição do estoque desse material que em todo o Brasil está em falta," alertou o secretário.
"Uma das maiores preocupações em Ichu e de muitos municípios é a migração de pessoas vindas de outras cidades e até de outros estados que inclusive já possuem casos suspeitos e confirmados da doença. Tem cidades montando barreiras impedindo a entrada dessas pessoas que vem de outros municípios e aqui em Ichu não temos adotado esta medida. Gente vocês não tem ideia do que pode vim pela frente em relação a esta doença, nós que somos da área é quem sabemos, vocês por mais que imaginem com certeza não tem ideia da realidade", completou.
A enfermeira Arlete Santiago que é coordenadora da Vigilância Epidemiológica no município ressaltou que vem orientando a equipe de saúde de como proceder em caso de surgirem algum caso suspeito no município. Sobre a população em geral ela ressalta que vem conscientizando acerca da gravidade da pandemia e que tem orientado a todos ficarem em suas casas e só saírem por extrema necessidade. "Infelizmente temos recebidos várias mensagens e ligações dando conta de que a maioria da população não vem obedecendo as orientações e isso é muito preocupante. O gestor tem que agir rápido e decretar o fechamento de tudo, exceto aqueles estabelecimentos de produtos essenciais", pontuou a enfermeira. Arlete encerrou a fala pedindo o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal para ajudar na orientação e no cumprimento de todas às medidas estabelecidas pelos órgãos competentes.
Em conjunto com todas às vertentes presentes na reunião o prefeito informou que será baixado novas medidas de restrições. O decreto ainda será publicado no Diário Oficial e o prazo de validade deverá ser de 15 dias, podendo ser prorrogado por mais 15, conforme sugerido na reunião.

O QUE SERÁ FECHADOS E SUSPENSOS:
Feira Livre
Academias
Bares
Restaurantes
Materiais de construção
Rodas de dominó
Babas em praças públicas e privadas
Jogos em praças públicas e privadas
Carros de linha
Salão de Beleza
Barbearia
Festas de aniversários
Festas em geral em ambientes abertos ou fechados
Pizzarias
Igrejas e entidades religiosas 

COMÉRCIOS E SERVIÇOS ESSENCIAIS MANTIDOS:
Supermercados
Mercadinhos
Frigorífico
Panificadora
Bancos e lotéricas
Ações públicas que tenha prazos para entregas
Posto de combustíveis
Posto de exames laboratoriais
Posto veterinário
Funerárias
Hospital
Postos de saúde
Farmácias
Secretaria de desenvolvimento social
Moto Boys, apenas para entregas de mercadorias
Redação Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.