TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Festival Balaiano abre convocatória para artistas de toda Bahia

Propostas nas áreas de teatro, dança, música, audiovisual e fotografia podem ser inscritas entre 10 e 16 de fevereiro.

Artistas de toda a Bahia, atuantes nas mais diversas linguagens artísticas, estão convidados a participar da 1ª edição do Festival Balaiano, que  selecionará apresentações de teatro, música e dança, mostras de fotografia, filmes e artesanato para compor a sua programação. O festival acontece de forma online, através do youtube, em dois finais de semana consecutivos, 12, 13 e 14  de março e 19, 20 e 21 do mesmo mês. Os trabalhos selecionados para participar do evento também receberão uma premiação.

As inscrições são gratuitas e acontecem de 10 a 16 de fevereiro, através do site: www.festivalbalaiano.com.br. Os interessados também podem acompanhar as informações através do instagram @festivalbalaiano e facebook /festivalbalaiano.

A iniciativa tem como objetivo contemplar a diversidade cultural do estado da Bahia através de seus seis macroterritórios e propor uma rede colaborativa entre esses artistas. A equipe da curadoria, responsável pela seleção dos candidatos, será composta por representantes de diferentes segmentos artísticos da capital e do interior e pretendem selecionar 12 apresentações musicais, 12 performances, 6 exposições fotográficas e 6 curtas-metragens de produção baiana e independente para integrar o evento. Dentre os critérios para seleção, serão priorizadas as produções realizadas por mulheres cis e/ou transgêneras, e temáticas que envolvam a promoção da equidade de gênero, igualdade racial e acessibilidade.

O Festival Balaiano nasce a partir da inquietação de um grupo de produtores culturais em encontrar novas maneiras de fomentar a arte e estimular a formação de cadeias produtivas artísticas baianas. De acordo com os coordenadores do projeto, André Oliveira, Edmilia Barros e Angela Marques, a proposta é evidenciar grupos criativos pouco conhecidos e engajá-los a interagir com artistas semelhantes, como forma de fortalecer e disseminar as produções por todas as regiões do estado. Cada dia do festival terá um dos macroterritórios em destaque e homenageará uma personalidade local que tem especial contribuição às artes e cultura baiana.

Banco Cultural para integração de artistas

Além da realização do festival, o projeto tem como propósito criar um banco cultural para integração de artistas baianos através de um site. A ideia é disponibilizar um espaço para cadastro de profissionais das mais diversas áreas artísticas para promover encontros, debates e o fomento da arte produzida no estado. “A produção artística e cultural da Bahia é muito rica e diversa. Nossa intenção é fortalecer o reconhecimento dessas  manifestações e promover um elo entre capital-interior, tradicional-moderno, artesanal-tecnológico e  som-imagem, através de uma rede que chegue nos quatro cantos do estado e ajude a preservar saberes e práticas criativas”, afirma a coordenadora de comunicação do projeto, Rafaela Bandeira.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO:

Convocatória para Festival Balaiano

Inscrições: De 10 a 16 de fevereiro no site: www.festivalbalaiano.com.br

Realização do Festival: 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de março 

Instagram: @festivalbalaiano

Facebook: /festivalbalaiano


Por Gisele Santana / jornalismo.gi@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.