TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 29 de março de 2021

Candeal – Vereadores da oposição estão preocupados com a falta d’água provocada pela seca

Os vereadores da base da oposição e membros da mesa diretora da Câmara, Jefferson Emílio (SD), Junior Brito (SD) e Kado da Saúde (PT), estiveram reunidos na manhã de domingos (28), com deputado estadual Alex da Piatã (PSD), para discutir uma agenda política, forma de fazer uma oposição com responsabilidade e os problemas que vêm afetando o município, sendo a falta de água para o consumo humano e animal o maior de todos.

Dona de casa reclama da qualidade da água
A professora Gilzete Lima tem uma propriedade na região da Pindoba, distante 09 km da sede do município e juntamente com seu esposo, o agricultor José Evangelista construiu uma barragem de médio porte e canalizaram através de um sistema água para as necessidades, porém a barragem praticamente secou e ela mostrou ao CN a cor como vem chegando às torneiras.    

José Evangelista 
José Evangelista fez questão de mostra ao CN a situação da barragem e lembrou as dificuldades em contratar um caminhão particular para colocar água na fazenda. “Hoje aqui na região pra botar água de caminhão esta custando entre R$ 170 e 180”, falou o agricultor. Disse que por pouco o fogo não destruiu um dos seus pastos há cerca de um mês. “A coisa (incêndio) foi feia e difícil de apagar, pois não tinha como chegar caminhão-pipa no local”, concluiu.     

Izilda Francisca da Silva, mais conhecida por Ita, falou sobre o Povoado Macaco, localizado em outra região do município. Ele contou que na comunidade moram aproximadamente 100 famílias e existe a necessidade urgente de ser viabilizada pela EMBASA uma extensão de 4,5 Km, entre Macaco e a Fazenda Beira de Cerca, pois “estamos sofrendo muito mesmo com a falta d’água e nossa valença é uma fazenda vizinha à comunidade que permite a gente pegar”, contou.  

A associação presidida por Ita tem um trator de pneu, porém falta tanque pipa para colocar na charrete e abastecer os moradores da região.   

Agenda política  

Os três vereadores oficializaram junto ao deputado Alex da Piatã (PSD) estas necessidades e também a distribuição de muda de palmas para os criadores como forma de ter uma reserva de alimento para os animais nas próximas secas. “Estamos vivendo mais uma seca, a coisa é certa que a gente sabe que acontece todos os anos e estamos empenhados para encontrar forma de diminuir o sofrimento neste momento e trabalhar para as próximas secas estejamos preparados em enfrentar sem muita tortura”, falou o vereador Junior Brito, do Solidariedade.   

Vereador Júnior Brito
O vereador disse que a presença do deputado Alex da Piatã convocado pela base da oposição foi com o objetivo de discutir um projeto político e de esperança para o povo em 2024. “É um trabalho de longo prazo, mas que o povo não perca a esperança de um dia viver melhor e melhorar suas vidas aqui (Candeal), sem a necessidade de sair de sua terra”, concluiu Junior Brito.    

Vereador Jefferson Brito 
Também do Solidariedade, o vereador Jefferson Emílio, destacou a importância da unidade do grupo de oposição e mesmo sem fazer parte da base da gestão atual liderada pelo DEM, vai buscar ajuda do governo do estado para amenizar o sofrimento do povo naquilo que a Prefeitura deixa de fazer. Água também foi o principal assunto da fala do vereador na presença do parlamentar.   

Vereador Kado da Saúde 
Oficializado em 2013 como Diretório Municipal em Candeal, Luiz Cláudio de Freitas dos Santos, mais conhecido como Kado da Saúde, foi o primeiro eleito pelo PT, mas deixou claro durante a conversa há dificuldade de convivência com “os companheiros petistas”. Ele defendeu uma luta maior em defesa da chegada da água até as pessoas, “o sofrimento é muito grande e quero pedir ao senhor (Alex da Piatã, deputado), muito empenho neste sentido. Sobre a política, não há outro caminho a não ser a união e começar agora esta caminhada na construção de um projeto único que é tomar a Prefeitura em 2024, e mostrar que nosso projeto é o melhor”, falou o petista.    

Ex-vereador Raimundo Vaccarezza
Também petista Raimundo Vaccarezza, ex-vereador pelo então PMDB e irmão do ex-deputado federal pelo estado de São Paulo Cândido Vaccarezza, atualmente diretor do Hospital Municipal Doutor Fernando Mauro Pires Rocha, conhecido como Hospital do Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, disse acreditar na união da oposição e se a bancada de três vereadores combativos está bom, melhor e a união de todos para implantar um novo projeto no município em 2024.  

“Vamos manter acessa a chama da esperança e lembro Galvão Bueno quando disse que ganhar é bom, mas ganhar da Argentina é muito melhor”, falou Vaccarezza.   

Deputado Alex da Piatã 
O deputado Alex da Piatã, já manteve contato com o responsável pela EMBASA na região e agendou uma audiência para tratar do assunto ainda essa semana e se colocou a disposição do município e do grupo. “Faço política como missão de vida e não como profissional”, finalizou.

Do Calila Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.