TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Documentário sobre cantos ancestrais do sertão baiano estreia nesta quarta-feira na TVE; comunidades rurais de Ichu e Serrinha são destaque

Nesta quarta-feira (11), às 20h30, estreia na TVE o documentário “Cantos de trabalho: Bois, batas e cantigas”, que apresenta os cantos ancestrais do sertão baiano, mais precisamente das comunidades de Lagoa da Camisa (Feira de Santana), Boa Vista 1 e 2 (Serrinha) e Licuri (Ichu), entoados por trabalhadores durante as atividades rurais. O filme será exibido em horário alternativo no sábado (14), às 20h.

O que são cantos de trabalho? Quais são os cantos de trabalho dos lavradores do sertão baiano? O que são as batas e os bois de roça e roubado, estes cantos entoados durante as atividades de roçagem, plantio e colheita? Quem são estes homens e mulheres que guardam na memória e no corpo essas músicas tradicionais? Como aprenderam essas músicas e criaram novas narrativas que expressam sua visão de mundo e coletividade? Estas são algumas perguntas que o filme, dirigido por Sandro Santana, ajuda a identificar e compreender.     

Mais do que elencar cantos, o documentário retrata um povo sofrido, mas lutador, com narrativas fortes e duras, mas também poéticas, cuja musicalidade se faz presente no seu cotidiano. Os depoimentos e performances mostram pessoas que recusam as lamúrias e não abdicam dos prazeres e alegrias dos cantos, das danças e da vida em comunidade.  

“Cantos de trabalho: Bois, batas e cantigas” é resultado do Bahia na Tela, maior edital de fomento à produção audiovisual para a televisão baiana, que captou R$ 20 milhões para obras que serão exibidas na TVE a partir da parceria entre o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e a Agência Nacional de Cinema (Ancine), via Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).  

Além da TV, o documentário também será exibido pela internet, no site da TVE (www.tve.ba.gov.br/tveonline).  

Do Notícias de Santaluz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.