TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Ichu: Secretaria Municipal de Educação apresenta ao CAE cardápio da alimentação escolar para possível início das aulas semipresenciais

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 30, o CAE – Conselho Municipal de Alimentação Escolar aprovou o cardápio elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer através da Nutricionista Nirlândia Mota para ser utilizado durante as aulas semipresenciais que estão previstas para iniciar na segunda quinzena de setembro.   
O cardápio da alimentação escolar é um instrumento que visa assegurar a oferta de uma alimentação saudável e adequada, que garanta o atendimento das necessidades nutricionais dos alunos durante o período letivo e atue como um elemento pedagógico, caracterizando uma importante ação de educação alimentar e nutricional. Assim, o planejamento dos cardápios, bem como o acompanhamento de sua execução, devem estar aliados para o alcance do objetivo do Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE. 

A Nutricionista informou aos conselheiros presentes, ao Secretário de Educação Willian Gonçalves (Wly) e a Diretora da Educação Adenilza Oliveira, que o cardápio foi elaborado de maneira bastante técnica observando as orientações do Fundo Nacional de Educação – FNDE que é uma autarquia do Ministério da Educação e que repassa os recursos por meio do PNAE.
Nirlândia foi explicando passo a passo do cardápio para creche e demais modalidades de ensino, sempre com o cuidado em que a alimentação oferecida nas escolas possa suprir as necessidades nutricionais dos alunos, permitindo que eles possam estar bem alimentados, favorecendo assim o processo de ensino-aprendizagem. Ela destacou que outro ponto muito importante foi a valorização dos produtos da agricultura familiar, do uso de itens regionais estando de acordo com a realidade do município.
O cardápio apresentado inicialmente pela Nutricionista sofreu apenas uma alteração sugerida pela conselheira Carla Rainelda que foi a troca de dia entre um dos alimentos, visando a não repetição do mesmo item em um só dia.  

Foi observado que os valores referenciais das necessidades nutricionais diárias e semanais estabelecidos pelo PNAE estão acima mostrando a qualidade e o cuidado nessa elaboração.  

Vale destacar que além do cardápio principal, foram elaborados cardápios reservas para serem utilizados caso ocorram algum tipo de problema na logística de entrega dos produtos, ou outra situação que não seja possível cumprir com o principal.  
Redação do AL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.