TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 24 de março de 2022

ICHU - Profissionais da Atenção Básica participam de capacitação sobre acolhimento pedagógico

Nos dias 22 e 23 de março de 2022, os profissionais da Atenção Básica lotados na Secretaria Municipal de saúde de Ichu Bahia participaram da primeira etapa de formação  sobre acolhimento pedagógico que teve como tema principal Educar não é ensinar respostas educar é ensinar a pensar, e foi ministrado pelos facilitadores Leonam Castro e Betania Rita que tem como papel encorajar a participação, favorecer a escuta ativa, elucidar os objetivos das atividades, equilibrar as necessidades individuais e as tarefas do grupo, encorajar o protagonismo e evitar a dispersão.
Foi destacado que o acolhimento pedagógico na Bahia surge como processo de Educação Permanente direcionado aos profissionalismo das equipes da Saúde da Família e Atenção Básica pensado pela diretoria de Atenção Básica com o objetivo de Acolher: Compromisso de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de Saúde tendo como principais temáticas os determinantes sociais de saúde,  linguagem acessível, acolhedora e esclarecedora direcionados  para que os trabalhadores, gestores e facilitadores tenham experiência da produção.
Durante os dois dias foram discutidos os programas, conceitos e iniciativas governamentais pelos facilitadores, que aprofundaram sobre a rede de Saúde Básica. Para além desses, foram pontuados dentro de grupos de estudo, os aspectos essenciais para o pleno funcionamento e permanência do serviço que apresentaram, a partir de cada proposta, problemáticas e soluções a cada demanda.
A rede de informações, fluida e em constante renovação, requer que os profissionais da área se aprimorem e estejam munidos de conhecimento para lidar com as questões do dia a dia. “A base é a educação”,
O debate, que contempla outras duas etapas, pretende mapear e relatar ao Governo como está a saúde básica dos municípios baianos após dois anos pandêmicos. Para isso, profissionais se reuniram para entender as atuais demandas e sinalizá-las ao poder público.

Por Cida Carneiro com informações da DAB

CONFIRA TODAS AS IMAGENS: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.