TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 31 de março de 2022

ICHU - Realizada mais uma capacitação sobre Acolhimento pedagógico com os profissionais da Atenção Básica (AB)

A Secretaria Municipal da Saúde de Ichu Bahia, através dos facilitadores Leonam Castro e Betania Rita promoveram durante os dias de 29 e 30 de março, mais um momento da primeira etapa de capacitação sobre Acolhimento Pedagógico voltado aos profissionais Atenção Básica.

O Acolhimento Pedagógico tem como proposta a formação e/ou qualificação da Estratégia de Saúde da Família, buscando reconhecer os profissionais como protagonistas do processo de trabalho. A ação envolve o cotidiano de trabalho das equipes, permitindo momentos de reflexão e avaliação dos comportamentos profissionais e isso se torna um instrumento capaz de modificar a realidade, impactando no atendimento da população franciscana, o que visa refletir também nos indicadores de saúde do município.

Durante os dois dias foram discutidos temas como territorialização, conceitos e iniciativas governamentais pelos facilitadores, que aprofundaram sobre a rede de Saúde Básica. 

"A territorialização do Sistema Único de Saúde significa organizar os serviços de acordo com o território, ou seja, conhecer o território, que é onde a vida acontece, e, a partir das suas necessidades organizar os serviços. Isso é de extrema importância, pois não há uma fórmula mágica de organização que funcionará em qualquer território. Os territórios são extremamente diferentes uns dos outros, isso significa que uma forma de organização dos serviços que funcione muito bem em determinado local pode dar muito errado em outro.Por isso é necessário conhecer o território. Isso significa conhecer a população, o ambiente, e as suas relações. A partir disso, é possível conhecer as suas necessidades e, então, organizar o serviço de forma eficaz".(redehumanizasus.ne).

O debate, que contempla outras duas etapas, pretende mapear e relatar ao Governo como está a saúde básica dos municípios baianos após dois anos pandêmicos. Para isso, profissionais se reuniram para entender as atuais demandas e sinalizá-las ao poder público.

Por Cida Carneiro 

Outras imagens: 














Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.