TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 2 de maio de 2022

ICHU - Agentes de Endemias intensificam ações voltadas à doença de chagas

14 de abril  é o dia mundial ao combate à doença de chagas, doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi.

Com o objetivo de falar sobre os assunto, no último dia  20 de abril foi realizado uma ação na Unidade Helena Santiago com sala de espera, intensificando informações, orientações e dúvidas envolvida a doença de chagas, com demonstração de várias especieis do transmissor da doença, que é o Barbeiro.

Na fase aguda da #DoençaDeChagas, o diagnóstico se baseia na presença de sinais e sintomas sugestivos da doença e na presença de fatores epidemiológicos compatíveis, como a ocorrência de surtos.

Já na fase crônica, a suspeita diagnóstica também é baseada nos achados clínicos e na história epidemiológica, porém como parte dos casos não apresenta sintomas, devem ser considerados contextos de risco e vulnerabilidade.

Estima-se que cerca de 70 MILHÕES de pessoas vivem em áreas de exposição e correm o risco de contrair a doença.

Atenção especial deve ser dada a gestantes com os fatores de risco acima, devendo ser realizado o exame para doença de Chagas durante o pré-natal!

IMPORTANTE: uma das formas de controle da doença de Chagas é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro ou perto das residências. Caso a pessoa encontre algum triatomíneo em casa, é necessário acionar a vigilância local para que as equipes técnicas realizem as ações de controle químico vetorial, se necessário.

Por Cida Carneiro com informações e fotos de Gleide Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.