TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 17 de maio de 2022

ICHU - Iniciada as atividades com o grupo de gestantes na sede do município.

Com o objetivo de dar um suporte mais amplo através de um espaço de escuta e convivência social, onde possam compartilhar suas vivências e sentimentos em relação a gestação, foi realizada a abertura do grupo de Gestantes que são acompanhadas na sede do município de Ichu-Ba na manhã da última quinta-feira, 12 de maio de 2022.

Houve bate papo com as gestantes, sobre o tema: Aleitamento materno e saúde bucal do bebê tendo abertura com louvor ministrado pela técnica de enfermagem Gabriela Teles. Na sequencia os  agentes comunitários de saúde realizaram uma  dinâmica sobre auto estima que foi seguido de uma roda de conversa feita pela dentista Isabele falando da importância da higiene bucal do bebê relatando que deve-se limpar a boca do mesmo antes do aparecimento dos primeiros dentes, quando a criança regurgitar ou quando ficar leite estagnado na boca.  Isabele ressaltou que essa limpeza deve ser feita com gase ou fralda limpa, embebida em água filtrada ou fervida.

A enfermeira Osneide França salientou que o leite materno deve ser alimentação exclusiva do bebê podendo ser doado pelas mães. De acordo com o Unicef, o leite materno deve ser o alimento exclusivo do bebê, pelo menos, até os seis meses de vida. Com o leite materno o bebê fica alimentado, nutrido e hidratado, não sendo necessário nem mesmo a ingestão de água. 

Vilmaci Pinheiro, enfermeira relatou que após nascerem os dentinhos, o ideal é que os pais tentem diminuir o uso da chupeta, principalmente durante o dia, pois, além de prejudicar a dentição dos bebês, ela pode ficar suja, trazendo um perigo para a saúde dos pequenos. Por isso, também é muito importante supervisionar ao máximo o seu uso.

O enfermeiro Deidymar trouxe a importância de se realizar  massagens e retirada do leite para evitar o empedramento. Segundo ele, se o volume de leite for grande e o bebê não der conta de sugá-lo, os seios podem ficar duros e evoluir para a mastite – inflamação da glândula mamária. Nesse caso, após cada mamada, a mãe precisa esvaziar manualmente as mamas. Para isso, recomenda-se massagear com a ponta dos dedos no sentido horário, da mama à aréola, e depois fazer a ordenha. O leite pode ser armazenado conforme orientações.

No final do encontro houve sorteios de brindes como fraudas, lencinhos umedecidos etc.

Por Cida Carneiro com informações e fotos de Osneide França-Enfermeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.