TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 7 de junho de 2022

Ichu: O que tiramos de lição com a nossa Seleção

Dos cinco jogos disputados pela Seleção Ichuense na Copa do Sisal 2022, o site AL NOTÍCIAS acompanhou quatro, tendo o repórter André Luiz atuado também para a Rádio Sisal e o Canal Beni Vídeo. A única partida em que o repórter não esteve foi diante de Monte Santo no dia 29 de Maio quando houve o empate em 01×01 na casa do adversário.

Observando bem, foram três empates e duas derrotas, fazendo assim três pontos na tabela de Classificação, pois não houve o jogo diante de Candeal que seria realizado no dia 04 de Junho, mas que foi adiado por conta das chuvas e para contenção de despesas, já que as duas equipes não tinham chances de avançar à próxima fase.

Uma análise pessoal de quem acompanhou todo o processo desde a criação da Super Liga do Sisal em evento realizado na cidade de Ichu, reunião para falar da equipe, impressão de documentos dos atletas da Seleção Ichuense entre outras participações na parte logística, é salutar destacar alguns pontos principalmente por ter acompanhado vários treinos e jogos, verificando de perto todas as situações.

Assim, é possível ratificar o que falavam os desportistas mais velhos de Ichu a exemplo do saudoso Neto Bandeira, os experientes Topeu, Totico e outros que sempre enalteciam o poderio do futebol ichuense que apesar de não ter revelado muitos jogadores profissionais, conseguia se destacar em competições regionais como Torneio do Sisal, Copa da Laranja, Copa do Sertão e demais.

Partindo para a atualidade, verificamos que 2017 e 2018, Ichu disputou o Campeonato Intermunicipal, mas depois da pandemia não havia mais juntado os seus atletas em uma “Seleção” como aconteceu agora na Copa do Sisal. Essa competição está sendo importante para que seja testada a força de cada município, pois não é permitido que atletas não residentes ou que não tenham domicílio eleitoral na cidade da seleção participem, assim está sendo medida a potencialidade futebolística de cada lugar.

Em relação a Ichu, foi provado que se for realizado um trabalho de base com atletas novos, mesclado com alguns atletas experientes, é possível disputar competições do nível da Copa do Sisal, e partindo para o Intermunicipal, contratando algumas peças de outros municípios que de fato venham para vestir a camisa da Seleção Ichuense dá para fazer uma boa campanha.

Durante a Copa do Sisal, vimos o apoio da Prefeitura Municipal na preparação do estádio com destaque para a construção da cabine de imprensa, aquisição de materiais esportivos para a equipe, disponibilização de transportes e outros suportes.

Porém, foi perceptível a dificuldade que a equipe técnica da Seleção teve para realizar os treinos e assim poder montar um esquema tático uníssono, ou seja, o técnico Cícero Lima não conseguia contar com todos os atletas na preparação, pois muitos trabalhavam, outros estavam fora do município e alguns por suas razões não compareciam.

Além disso, notamos que apenas no jogo de abertura diante de Santaluz em que a seleção perdeu por 03×01 estava com um elenco mais robusto e que, apesar da derrota, demonstrava que poderia crescer na competição. No entanto, nessa partida realizada no dia 30 de abril em Santaluz, a seleção teve a primeira baixa que foi a séria contusão do atleta Bruno, que era uma das esperanças de gols.

Se não bastasse, outros atletas tinham compromissos em competições regionais, e já que não eram remunerados pela seleção, e também uns são pais de família, foram em busca do pão de cada dia, o que é compreensível.

Foi perceptível que em todos os jogos a Seleção Ichuense atuou de igual para igual, mesmo com seleções fortes do Intermunicipal como Conceição do Coité (Tetracampeã).

A Seleção Ichuense perdeu ou empatou por questões de jogo, ou erros pontuais e cruciais, desperdinçando chances de ter pontuado bem na tabela principalmente em jogos em casa contra Cansanção e Itiúba, quando saiu na frente e por desatenção cedeu o empate.

Diante de tudo isso, fica a lição para as próximas competições, seja Copa do Sisal, Intermunicipal ou qualquer outra que envolva formação de Seleção, que se faça um trabalho preparatório de longo prazo, que assim como já foi sugerido pelo Diretor de Esportes Evangivaldo Ramos (Tico), porém ainda não colocou em prática, tenha uma seleção que treine constantemente.

É preciso planejar os custos com antecedência, pensando em todos os detalhes, suporte para atletas, comissão técnica e demais situações, claro que com o apoio do Poder Público, mas também de comerciantes, empresários e dos torcedores, pois essas competições elevam o nome do município, movimentam a economia local e trazem alegria para todos.

Para finalizar, parabenizamos a todos os envolvidos com a Seleção Ichuense que de forma voluntária se entregaram para a equipe e para o município. Parabenizamos também a Prefeitura Municipal, suas secretarias, a imprensa local e a Rádio Sisal de Coité que abriu seus microfones para Ichu, e a todos os torcedores que foram ao estádio fortalecer, como também emanaram vibrações positivas nas transmissões do Canal Beni Vídeo e Rádio Independente FM.

Do AL NOTÍCIAS | Foto: Arquivo AL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.