TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

ICHU - Em parceria com a SMS e SME, Estudantes de odontologia da UEFS realizam levantamento Epidemiológico no município

Nesta terça feira, 02 de agosto de 2022 foi realizado um levantamento Epidemiológico para avaliação das condições de Saúde bucal da população ichuense.

O evento aconteceu na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) que está cedendo o espaço para atendimento satélite do Bairro Cortiço.

Em parceria com a secretaria de saúde e escolas do município de Ichu,  o Programa de Educação tutorial de Odontologia da UEFS vem realizando a coleta que segue o modelo do projeto SB Brasil 2010, onde aconteceu  o último levantamento realizado a nível Nacional pelo ministério da saúde.

Os Profissionais de Saúde realizaram o acolhimento com Práticas integrativas e complementares no SUS (PICs), Aferição de PA e Glicemia,  Palestras dentre outras ações. 

Segundo Andressa Oliveira, estudante da UEFS,  esse trabalho vem sendo realizado em algumas escolas  e em crianças e adolescentes que os pais autorizaram bem como em adultos que desejem participar. As faixas etárias da coleta são de 5  a 12 anos, entre 15 a 19 anos, entre 35 a 44 anos, e 65 a 74 anos onde os profissionais examinam a boca do participante sem fazer nenhuma intervenção. O que for encontrado é registrado em ficha de papel seguindo o modelo do SB Brasil. A depender da faixa etária, os estudantes observam presença de cárie, doença periodontal, fluorose, uso e necessidade de prótese. Todos assinam 2 vias em um termo de consentimento livre e esclarecido. Uma via fica com o participante e outra com o grupo responsável pela pesquisa. Esse dados serão analisados e terão devolutiva para a secretaria de saúde do município. A partir disso, a equipe da secretaria, USF e todos da atenção básica podem pensar em políticas públicas baseado na necessidade que foi encontrada no município a partir da pesquisa.

Por Cida Carneiro com informações de Andreissa Oliveira e fotos de Normeide Lima

OUTRAS IMAGENS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.