TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

COITÉ - 2ª Conferencia Municipal de Cultura é realizada em Conceição do Coité:


   Com o tema “Planejar é preciso: diretrizes para consolidação dos sistemas de cultura”, temática oficial da IV Conferência Estadual de Cultura, o município de Conceição do Coité sediou a abertura das conferências municipais nesta quarta-feira (24).

   Pioneira em implantação do sistema de cultura, bem como em formulação de um plano para o setor, Conceição do Coité manteve-se nessa etapa em um diferencial dos outros municípios, que continuamente irão realizar as próximas conferências este ano. As outras cidades, quando convocadas as conferências irão formular na plenária o seu plano de cultura, no caso de Coité nesta conferência o plano passou por novas reformulações, contemplando mais propostas que foram sugeridas nesta edição por um maior número de representantes da sociedade civil.

   Quatro eixos foram avaliados e incrementando com novas propostas a partir da seguinte segmentação: Expressões Artísticas, Nossas Raízes; Patrimônio e Memoria: Nossa Gente, Nossa História; Transversalidade da Cultura: Entrelaçando as Artes na Escola e, Gestão da Cultura.
   Na solenidade de abertura foram convidados para compor a mesa, a senhorita Renata Reis, representante da Secretaria de Cultura do Estado, João Cesar, DIREC 12, a superintendente de cultura de Coité, Marialva Carneiro, Eldes Matheus, secretário de gabinete representando o prefeito Renato Souza e representantes do Conselho Municipal de Cultura presentes.
   Após a fala dos representantes, o público assistiu a um vídeo em que o secretario de cultura do estado, Albino Rubim teceu alguns comentários sobre a importância de se discutir políticas culturais no país e o papel de cada um enquanto movimentos estaduais e municipais. Em seguida todos prestigiaram apresentações culturais, como danças e os ícones da cultura coiteense, os repentistas Miudinho e Passarinho em companhia de seu pai Canarinho.

   No final dos trabalhos, foram escolhidos os delegados que irão representar e defender as propostas do município de Coité, sendo eles: Raiane Lopes, Jorge Moraes, Eliana Souza e Alexandre Nascimento (Xande do Revolution).

   Para encerrar mais um momento de participação popular em prol de políticas culturais, a jovem Deisiane dos Santos de Bandiaçu e atuante no projeto “Rompendo o Silêncio”, projeto que trabalha com pessoas com necessidades especiais, traduziu em linguagens de sinais a música de Titans, demostrando a necessidade de respeitar e valorizar as pessoas independente de suas diferenças físicas, sociais e culturais.


ASCOM/COITÉ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.