TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Uauá deflagra “Movimento Chapéu de Couro” para debater caprinos e ovinos.

Em ato público em defesa da cultura de caprinos e ovinos, criadores de Uauá e região se reuniram na Câmara deste município para debater e encaminhar soluções capazes de agregar valores à sua cadeia produtiva. 
A iniciativa passou a ser denominada de “Movimento Chapéu de Couro”. O Ato Público contou com a participação do Presidente da Câmara de Vereadores de Uauá, dos secretários da Agricultura, da Educação e o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Uauá, representantes da COOPERCUC e ADAB de Uauá, Vereadores, representante da Rádio Piquaraçá de Monte Santo, do município de Sento Sé, além de criadores de caprinos e ovinos de Uauá e região. O encontro analisou todas as dificuldades porque passa a caprinovinocultura local, no que diz respeito ao preço da pele e da carne, à limitada produção e utilização do leite de cabra, bem como a necessidade de um comprometimento comercial com o esterco produzido pelos animais. Foram discutidos temas como a necessidade de serem encetadas campanhas para o combate às verminoses, inclusive com a realização de exames parasitológicos visando identificar o endoparasito que está infestando o rebanho e, em conseqüência, o criador ser informado sobre qual o vermífugo específico para aquele parasito. Ficou decidido, ainda, que há necessidade da implementação do combate à LINFADENITE CASEOSA ou CARÔÇO, que muitos prejuízos trazem para a ovinocaprinocultura, tanto no desenvolvimento do animal quanto na qualidade da pele. Na ocasião foi aprovada uma moção pela necessidade da adoção de políticas capazes de promoverem a conservação da caatinga, buscando a convivência do homem com a seca. Mereceu destaque a importância do trabalho da COOPERCUC na organização do produtor, bem como realçada a esperança da implantação definitiva do Projeto Bioma da Caatinga no desenvolvimento da ovinocaprinocultura do semi-árido. Foram ressaltadas as ações do Matadouro Frigorífico de Pintadas na agregação de valores na caprinovinocultura através do produto carne. Este foi um primeiro passo objetivando a valorização da ovinocaprinocultura no semi-árido, havendo planos de um grande encontro regional na cidade de Juazeiro sobre o mesmo tema.
Ascom Uauá, Extraida do Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.