TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

NOVA SOURE - Fim da greve dos professores de Nova Soure com vitória para a educação do município:


Professores de mãos dadas agradecem pelas conquistas da educação e pela supremacia do espírito democrático.

Após 4 horas de negociações, finalmente os professores da rede municipal e a prefeitura de Nova Soure (a 160 km de Feira de Santana) chegaram a um acordo e, anteontem (29/09), resolveram acabar com a greve que já durava mais de 20 dias.  A reunião aconteceu no prédio da prefeitura municipal.
De um lado, os representantes da administração: André Luis, secretário de finanças; Robélia Aragão, ex-sindicalista e atual secretária de educação; Jean Carlos da Silva, controlador do município; Coliseu, gestor de pessoal e o chefe do executivo, José Arivaldo Soares, prefeito municipal. 
Do outro, os operários da educação, representados por membros da APLB Sindicato: José Domingos, presidente; professora Cidinha; Joel Câmara, representante da Executiva Estadual da APLB; Cassiano, diretor regional litoral norte da APLB; Maria Lúcia, tesoureira; Aldenice Freitas, secretária e os advogados do Sindicato, Dr. Jonas e Dra. Iris.
O prefeito presidiu a reunião e durante sua fala trouxe alguns informes da secretaria municipal. Sendo assim, assegurou inicialmente que  não poderia dar aumento acima do já proposto por ele anteriormente (5,91%).  Mas, os professores também apresentaram outros dados que atestavam a viabilidade de o município conceder o aumento reivindicado pela categoria.
Depois de intenso diálogo entre as partes, ficou acordado que a prefeitura dará um aumento de 15,9% no vencimento dos professores, o que já é um bom começo, segundo o professor José Domingos, presidente da APLB local. Ele afirma que o valor seria de 15,85%, mas o próprio prefeito resolveu arredondar.
Uma outra conquista dos professores foi conseguir um aumento de 3,9% no vencimento do mês de setembro, no entanto, só receberão na folha de outubro,  informou  Domingos.
“Vencida uma batalha, pois a guerra ainda não acabou. A comemoração só será completa quando o prefeito municipal enviar o projeto de lei que concede o aumento, para câmara de vereadores e esta aprovar”, disse o presidente da APLB, professor José Domingos.  

PERCURSO DA GREVE DOS PROFESSORES EM NOVA SOURE
Agosto – Foram realizadas várias paralisações de advertência;
Início de setembro – tentativas frustradas de diálogo com a prefeitura;
09/09 – professores deflagram greve por tempo indeterminado;
16/09 - Comando da Greve realizou uma audiência pública sobre a qualidade da educação no município;
16/09 – Em praça pública o coordenador da APLB, recebeu ofício do prefeito, marcando reunião com a categoria no dia 28 de setembro;
21/09  - O Juiz José Brandão Netto, da Comarca de Itapicuru-BA, deferiu liminar em favor da categoria;
23/09 - O comando de greve organizou uma Caminhada pela Paz pelas principais ruas da cidade na qual todos se vestiram de branco com bexigas nas mãos, simbolizando a liberdade de expressão no município;
26/09 - O comando de greve realizou um momento de concentração na Sede da APLB para recomeçar nesta sexta-feira (30/09) avaliação das ações da greve;
28/09 - Houve uma concentração silenciosa dos professores na frente da prefeitura, com cartazes e faixas;
29/09 – O prefeito resolveu receber os professores grevistas e conceder aumento de 15,9% entre outras benfeitorias para a educação. Assim a greve chegou ao fim. 


Com o fim da greve, as aulas deverão se normalizar a partir de segunda-feira dia 03 de Outubro, embora esta informação seja extra-oficial e com isso quem mais sai ganhando é a educação do município. As informações são do Professor José Domingos - Coordenador da APLB de Nova Soure para o Ichu Notícias. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.