TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Território do Sisal mobilizado em prol da implantação de uma Universidade Federal. Saiba como está o andamento:

O movimento vem ganhando força e todos as lideranças envolvidas são unanimes em dizer que o Território do Sisal será contemplada com a tão sonhada Universidade federal
Irmã Cecília ao lado da anfitriã Nenca prefeita de Araci. Os prefeitos Carlos Santiago de Ichu e Ranullfo Gomes de Cansanção
Membros do CONSISAL e do CODES Sisal, após participarem de diversas audiências entre os dias 13 e 14 de setembro em Brasília, onde debateram com ministros e parlamentares a implantação do Campus avançado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no Território do Sisal, voltaram a tratar do assunto na manhã de sexta-feira (30), num seminário realizado na Associação Atlética Banco do Brasil, na cidade de Araci, onde reuniu centenas de pessoas, entre prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e a população de modo especial estudantes.
O seminário foi promovido pelo Consórcio Público para o Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal, uma autarquia de caráter interfederativa criada em agosto do ano passado, construída inicialmente pelos municípios de Cansanção, Itiúba, Monte Santo, Queimadas e Serrinha, atualmente já conta com a adesão  de outros municípios como Araci, Barrocas, Candeal, Ichu, Lamarão, Nordestina e Teofilândia e tem como o objetivo promover o desenvolvimento sustentável no território  e promoção do bem-estar de forma socialmente justa e ecologicamente equilibrada.

Antes de iniciar o evento, prefeitos, vice-prefeitos, secretários e assessores, se reuniram com o reitor Paulo Gabriel da URFB e entregaram um documento através do qual confirmam o pleito de implantação de um Núcleo da URFB no Semiárido, especificamente na Região do Sisal território de atuação do Consisal.
O reitor ouviu explanações da prefeita Cecília Petrina do município de Itiúba que é a presidente do Consórcio e as justificativas de outros prefeitos, a exemplo da prefeita de Araci, Maria Edneide, (DEM) “Nenca” e depois se pronunciou falando do momento impar do encontro e foi animoso em dizer que o pleito dos prefeitos era de uma importância considerável e estava chegando também em um momento certo quando a UFRB estava programando seu plano de expansão e crescimento para o próximo quadriênio. Disse ainda o reitor Paulo Gabriel que a UFRB já estava comprometida com a mobilização do CONSISAL e no mesmo momento colocou técnicos à disposição do consórcio para orientar na formatação do Projeto que deve começar com aspecto de quem tem pressa.
 Cecília Petrina, bastante entusiasmada, lembrou ao CN que no dia 14 de setembro, aconteceu uma audiência no Ministério da Educação, onde foi apresentado o documento contendo a proposta de implantação do Campus. Ela destacou os avanços na área de educação nos últimos dez anos, mas lembrou que há uma carência muito grande de educação superior nos 20 municípios que compõem o Território do Sisal, e que ainda há muito que fazer para atender as necessidades, dos mais de 560 mil habitantes do Território, de acesso a universidade e produção do conhecimento. “O MEC entende e apóia a expansão do ensino superior na Bahia e está acompanhando a elaboração dos planos de expansão das universidades federais, e que no caso da UFRB, é preciso que a própria universidade insira a implantação do Campus no Território do Sisal no seu plano de expansão e nós estamos lutando por isso”, falou Petrina. A UFRB já montou uma equipe técnica para estudar o município em será implantado o campus ou mesmo a possibilidade de um multi campus, beneficiando vários municípios. Cecília estava acompanhada das secretárias de gabinete Nelcilene Santos e de educação, Idaia Brandão.  Passos dados até o momento – A idéia implantação do Campus avançado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi, inicialmente, provocada pelo movimento sindical de trabalhadores rurais e agricultores familiares do território, apresentada em plenárias do conselho regional de desenvolvimento rural sustentável da Região Sisaleira (CODES/Sisal), discutida e aprovada pelo grupo de trabalho de Educação do Território.
Após esse longo processo de discussão e construção no colegiado territorial, com a criação do consórcio público de desenvolvimento sustentável do Território do Sisal (CONSISAL) em agosto de 2010, ficou definido como uma das suas prioridades a luta pela Implantação do Campus Universitário.
Com a criação com Consórcio, definição da priorização e com a aprovação do colegiado territorial, o CONSISAL passa a fazer articulação, mobilização com os movimentos sociais e poder público com vista no encaminhamento da proposta. Já aconteceram audiências com a Secretaria de Educação do Estado, Instituto Anísio Teixeira, com o Reitor e com o Vice-Reitor da UFRB, onde foi entregue o documento e solicitação da implantação do Campus e foi realizado em 19 de agosto, na cidade de Queimadas, o primeiro seminário com o intuito de dar visibilidade à proposta.
Mobilização com os parlamentares – Após a indicação da proposta na Câmara dos deputados, tendo como autor o deputado federal Amauri Teixeira (PT), onde sugere ao Senhor Ministro de Estado da Educação a criação de um Campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB no Território do Sisal na Bahia, já aconteceu uma audiência com o Ministério da Educação, com a participação de deputados federais da bancada governista, o deputado. federal Emiliano José, fez pronunciamento da Tribuna da Câmara Federal reforçando a Implantação do Campos e foi lançamento da Campanha publicitária pró-UFRB, através de outdoor, cartazes e boletins que foram distribuídos nos municípios.Em Araci Emiliano foi representado pelo assessor Lucas Reis.
Paralelo a tudo isso, uma comissão formada por representantes do CONSISAL, CODES/Sisal, através do GT de Educação, DIREC 12, Movimento Sociais e da UFRB, estão em processo constante de elaboração do Projeto Técnico para Implantação do Campos da UFRB no Território. “Esse é um processo desafiador, mais que se faz necessário tendo em vista a importância da Educação para o desenvolvimento da Região semiárida. O Projeto UFRB/Semiárido visa tanto à formação, quanto a produção de conhecimento – desenvolvimento de pesquisas e a extensão rural” declarou José Silva, secretário executivo do CODES.
Deputados presentes em Araci – Os deputados federais, em especial os representantes da Bahia na bancada da base do governo, assumiram o compromisso de debater e encaminhar a pauta, que necessita de emenda parlamentar para viabilizar a infraestrutura de implantação do Campus.
Um exemplo disto foi à presença do deputado Josias Gomes (PT), um dos primeiros a chegar à cidade de Araci. Em seu pronunciamento, declarou apoio ao pleito do CONSISAL. “A participação da comunidade da região, no evento em favor da instalação do campus avançado da UFRB, revela-se extraordinária, e a proposta coincide perfeitamente com o propósito do governo Dilma Rousseff, dando continuidade ao que foi feito no governo Lula, em ampliar o número de instituições públicas de ensino superior, vista, esta ampliação, como fator importante de desenvolvimento para o país”, afirmou o parlamentar. Josias Gomes foi ao evento acompanhado do presidente do PT no município, Renildo Carvalho.
O assunto também já está no Senado e a senadora pela Bahia, Lídice da Mata (PSB), disse que tinha a convicção de que a interiorização do ensino de nível superior é de fundamental importância para o desenvolvimento da Bahia e do Brasil, e, por esse motivo, apoiava a implantação de universidades e institutos federais (IFET) em diversas regiões baianas. “Assim sendo, a criação de um campus da UFRB no Território do Sisal irá contribuir decisivamente para o desenvolvimento regional, não só pelos investimentos do governo federal, mas também pela dinamização da sua economia e, sobretudo, por propiciar aos jovens o acesso ao ensino de nível superior sem que seja preciso o deslocamento para cidades distantes, entre outros benefícios. Portanto, associo-me a essa importante iniciativa, colocando-me à disposição no Senado Federal para o apoio que se faça necessário”, garantiu Lídice da Mata.
 O deputado federal José Nunes (DEM), o mais votado em Araci na eleição de 2010, participou do seminário, tendo que se retirar por motivos de agenda, mais garantiu apoio ao movimento, por entender a sua importância.
 Na esfera estadual, estiveram presentes o deputado estadual Mário Júnior (PP) e Neuza Cadore (PT).
 A jovem Daiane Andrade, representante do CRJPS, uma organização juvenil que atua em mais de 26 municípios dos territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe, Portal do Sertão e Semi-àrido Nordeste II, responsável pela mobilização diretamente 2.500 jovens, falou que a chegada da UFRB na região estimulará a formação de capital social e “garantirá que nós jovens possamos ajudar na contribuição do desenvolvimento de nossos municípios”.
 O CRJPS vem debatendo estratégias de mobilização da juventude, como forma de pressionar o governo federal para que acelere a chegada do campus para o território.
Unidade e entusiasmo– É nítida a unidade de todos os municípios pela conquista da UFRB. O prefeito de Cansanção, Ranulfo Gomes disse ao CN que é não medirá esforços para concretização deste projeto. “Meu desejo é que seja em Cansanção, mas não sendo lá, estarei junto da mesma forma e em qualquer município”, falou Gomes.
Este também é o sentimento do prefeito de Queimadas, Paulo Sérgio Brandão. Ele compareceu ao evento realizado em Araci, acompanhado de representantes do poder público e da sociedade civil. Foi à maior representação presente no seminário. Entusiasmados, os representantes de Queimadas, antes de pousar para a foto, considerada por eles, de oficial, disseram que estão na torcida para ser o contemplado.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas / Fonte: CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.