TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Parabéns Ichu 50 anos de Emacipação Política e Administrativa!

Ichu é um município do estado da Bahia. De acordo com o CENSO realizado pelo IBGE no ano de 2010, a população de Ichu ficou em 5.225 habitantes com uma densidade demográfica de 40,82 habitantes por quilômetros quadrados. Ichu tem uma área total de 128,5 km². O CEP (código de endereçamento postal) de Ichu é 48.725-000. Chega-se a Ichu pela rodovia estadual BA-411.
HISTÓRIA
Os primitivos habitantes da região foram os índios biritingas. Até 1926, no local onde se encontra a sede municipal, existia apenas uma fazenda que se denominou Enxu. A partir daquele ano, por influência do proprietário da fazenda Enxu, Joaquim Lázaro Carneiro, e de seu filho Hermelino Carneiro, tornaram-se frequente as celebrações de missas, casamentos, batizados e outros atos religiosos, que por falta de local apropriado, se realizavam na casa da fazenda, onde até os sinos foram colocados. Só no ano seguinte, após o surgimento das primeiras casas em torno da sede da fazenda, e contornadas as descordâncias de moradores sobre o local, teve início a construção de uma capela que, concluída, foi dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Ainda em 1927, foi construído o cemitério que até hoje serve à comunidade. Os proprietários da fazenda se incumbiram de construir casas que vendiam ou emprestavam, visando o crescimento do povoado que já se formava. Isto logo se verificou, já que àqueles esforços somaram-se os de inúmeros fazendeiros vizinhos que contribuíram com algumas construções. Em 1935, a denominação Enxu, que significa “casas-de-vespas”, dada ao então povoado, teve sua grafia modificada para Ichu, sem significado conhecido. Gentílico: ichuense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Ichú, pelo decreto nº 9.556, de 10 de Junho de 1935, subordinado ao município de Riachão do Jacuípe. Em divisões territoriais datadas de 31 de Dezembro de 1936 e 31 de Dezembro de 1937, o distrito de Ichu, figura no município de Riachão do Jacuípe o distrito de Ichu. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01 de Julho de 1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Ichu, pela lei estadual nº 1.766, de 30 de Julho de 1962, desmembrado de Riachão do Jacuípe. Sede no antigo distrito de Ichu. Instalado em 07 de Abril de 1963. Em divisão territorial datada de 31 de Dezembro de 1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

ASPECTOS FÍSICOS E GEOGRÁFICOS 
A vegetação apresenta contato Caatinga-Floresta Estacional, Floresta Estacional Semi-decidual. O relevo é o Pediplano Sertanejo. A geologia é constituída por gnaisses charnockíticos, granulitos, biotita, granitos, granito-gnaisses, rochas básicas-ultrabásicas. Apresenta ainda manganês e quartzo.O clima é semi-árido encontrando assim o município no poligono das secas.

Compõe a bacia hidrográfica do Paraguaçu e do Jacuípe, tendo como seus rios principais os temporários Rio Tocós, Caldeirão da Onça, Taboa (Laje), Formigueiro ou Rio da Vargem e Estiva. Sua hidrogeologia possui aqüífero de importância muito pequena, com profundidade do nível estático de 0 a 30 m, seu relevo é plano e pouco elevado, tendo como principais montes: Aurora, Morro da Onça, Canavial, Umbuzeiro e Miragalho e a altitude da cidade é de 121 metros acima do nível do mar. Atualmente o município de Ichu possui os seguintes povoados: Mumbuca, Barra, Varjota, Nova Esperança, Licurí, Praianos, Formigueiro, Umbuzeiro e Casa Nova além de diversos vilarejos e fazendas como por exemplo: Morro Redondo, Fazenda Massapê, Fazenda Baixinha e Fazenda Canavial.

OUTRAS INFORMAÇÕES
O município de Ichu está localizado na mesorregião de Serrinha no nordeste da Bahia ,distante da capital baiana Salvador cerca de 178 quilômetros e tem faz fronteira ao norte com o município de Conceição do Coité pelo limite natural do rio Tocós, ao Sul com o município de Candeal, através de uma linha imaginária, a leste com Serrinha, também com uma linha imaginária e a Oeste com o município de Riachão do Jacuípe, pela fronteira natural do rio Tocós.

Na economia, Ichu tem um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 16.971,78 com uma renda per capita (ou seja por habitante) de R$ 2.781,69 (dados de 2008); o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do município é de 0,675.

Lembrando de que o município de Ichu pode aumentar sua população e área, já que algumas localidades que pertencem hoje ao município de Serrinha já foram de Ichu e estão sendo devolvidas; os povoados que tem fronteira com outros municípios são: Nova Esperança (Ichu com Serrinha), Casa Nova (Ichu com Candeal) e Praianos (Ichu com Serrinha).

Como meios de comunicação, o município de Ichu conta com a rádio comunitária Independente FM, operadora de telefonia celular da Claro, Sinal retransmissor de televisão aberta TVE (Televisão Educativa da Bahia) e TV Itapoan de Salvador e TV Subaé da cidade de Feira de Santana, Posto de Correios, dois provedores de INTERNET: rede TUXNET e CONECT e na imprensa escrita o jornal de circulaçao na cidade é o Tribuna da Bahia de Salvador.

Os feriados municipais de Ichu são cinco: a Festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus (na segunda feira depois do novenário e da Missa Festiva), 30 de Julho (aniversário da cidade), 23 de Setembro (dia dos Evangélicos), 29 de Outubro (Consagração do Município ao Sagrado Coração de Jesus) e 20 de Novembro (dia da Consciência Negra). As principais festas são o concurso de máscaras e baianas na Festa do Padroeiro em Fevereiro, São João em Junho, Semana Cultural no mês de Julho, Natal (25 de Dezembro) e Reveilon (31 de Dezembro e 01 de Janeiro), na religiosidade, Ichu tem as Igrejas: Católica, Congregação Batista, Assembléia de Deus, Igreja Evangélica Mundial, Congressão Cristã, Adventista do Sétimo Dia, Universal do Reino de Deus Deus é Amor e Testemunhas de Jeová. Na religião católica destaca-se as Santas Missões, a Festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus, Semana Santa com Via-Sacra e subida aos montes, Mês de Maria, Corpus Christi, Novenas dos Santos, Consagração do município ao Sagrado Coração de Jesus e Natal do Senhor; a religião evangélica é marcada pelos seus cultos e a Semana dos Evangélicos.

Ichu tem um povo muito hospitaleiro, ordeiro e trabalhador e está de parabéns por tudo que tem alcançado ao longo de seus 50 anos.

Parabéns Ichuenses e que Deus abençoe a todos trazendo dias melhores e com muitas conquistas e sonhos realizados!

Por Iradilson Lúcio // Fonte: Site da Independente FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.