TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Ichu: COMDEMA se reúne extraordinariamente para buscar soluções em relação aos animais soltos nas ruas e rodovias

A situação dos animais soltos nas ruas de Ichu, bem como nas estradas que cortam o município tem gerado muita revolta por parte da população que não suporta mais ver tantas vidas sendo ceifadas por irresponsabilidade de muitos criadores.

Buscando encontrar alternativas e soluções concretas para acabar com essa prática, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) que é presidido pela Vereadora Lúcia, realizou nesta quarta-feira, 29, na Câmara de Vereadores, uma reunião extraordinária.
20150429121835
Durante a reunião aconteceram diversas discussões e várias sugestões foram dadas para que de fato aconteça uma mobilização e assim medidas cabíveis sejam tomadas.

Um dos pontos cobrados com veemência foi o cumprimento do Código de Posturas aprovado em 2009, mas que até o momento não foi colocado em prática.

O Código de Posturas reúne o conjunto de normas que regulam a utilização do espaço urbano pelos cidadãos.

É a uma lei que regulamenta a melhor convivência das pessoas do município. Ele foi criado para organizar a cidade, fazendo com que o interesse de todos prevaleça sobre o interesse individual. A utilização de passeios públicos, a instalação de mobiliário urbano, o exercício de atividades profissionais ao ar livre e a instalação de faixas e cartazes de publicidade em locais públicos, são alguns dos itens contemplados pelo regulamento municipal.

Depois de muita discussão foram tirados alguns encaminhamentos como:
  • Encontrar um local para a colocação dos animais apreendidos nas ruas, tendo como sugestão uma área do antigo matadouro;
  • Divulgação em rádio, sites, panfletos e outros meios para tentar conscientizar os criadores;
  • Solicitar dos órgãos do Governo Estadual responsáveis por rodovias à instalação de placas alertando a presença de animais na pista;
  • Visitar os criadores nas próprias residências para conscientizá-los do perigo que é criar animais soltos;
  • Entre outras ações;
Foi definido que no dia 25 de maio acontecerá o “Dia D” com mobilização de toda a comunidade, tendo no Barracão Municipal uma Audiência Pública para tratar deste importante assunto. A ideia é convidar também autoridades de outros municípios, já que este problema não se restringe apenas aos ichuenses.

Vale destacar que encerrada a reunião, a vereadora Lúcia Maria juntamente com Antonio Silva (Secretário de Agricultura), Luiz Gonzaga (APAEB) e o Luiz do SINTRAFI foram até o antigo matadouro para verificar a área que poderá ser utilizada para a colocação dos animais apreendidos.

Eles verificaram local dispõe de espaço, comida e água, necessitando de melhorias nas cercas.

A Presidente do COMDEMA relatou que será feito um documento com a assinatura de todos os conselheiros que posteriormente será encaminhado ao prefeito, pois percebe-se que este local é viável.
20150429130242 20150429130245
Reportagem André Luiz – AL Notícias – Fotos Matadouro / Vereadora Lúcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.