TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 24 de abril de 2015

ICHU - PASTORAL DA CRIANÇA EM PARCERIA COM ACS REALIZAM A CELEBRAÇÃO DA VIDA.

A pastoral da Criança é uma entidade social criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB-, ligada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. Ela exercita práticas referentes à saúde, à alimentação, à educação, à cidadania e à espiritualidade da faixa infantil que compõe os grupos mais miseráveis.

Os trabalhadores da Pastoral são voluntários; normalmente suas lideranças integram a comunidade na qual atuam, o que lhes permite conhecer mais intimamente a realidade familiar do ambiente em que residem e assim melhor orientar e auxiliar os que buscam ajuda junto a esta organização de cunho social.

As tarefas desenvolvidas pela Pastoral têm como objetivo atender às crianças carentes desde o momento da gestação até os seis anos de idade, zelando por uma existência qualitativa e pelo progresso pessoal de cada uma. As famílias também são assistidas em suas necessidades, na melhoria de suas condições, na compreensão de seus direitos e obrigações, na erradicação da violência dentro do lar.

A assistência à comunidade é de natureza ecumênica, sempre com a bandeira da prática do amor, da fraternidade e da paz. A intenção é sustentar também moralmente os membros das famílias pobres, para que elas possam melhor resolver suas dificuldades. Os dirigentes dos grupos são constantemente conduzidos pelo Guia do Líder da Pastoral da Criança. (http://www.infoescola.com).

Seguindo o objetivo de evangelizar cuidando e zelando da saúde das famílias Ichuenses, os líderes da Pastoral da criança, buscam sempre pôr em prática a sua missão e em parceria com os profissionais de Saúde, em especial os ACS (Agentes Comunitários de Saúde) realizam a visita mensal e fazem a celebração da vida num propósito de levar, solidariedade, informação, esperança e amor as crianças, gestantes e famílias acompanhadas nessa celebração de vida.

Na última quinta feira, (23/04) os líderes da comunidade Bom Pastor e São Pedro, realizaram mais uma celebração da vida, onde na oportunidade trouxeram como tema dicas importantes de como evitar o  afogamento de crianças, já que estes  podem causar danos permanentes no cerébro e até mesmo a morte. Falar para o seu filho não correr, empurrar ou pular em cima de outras crianças perto de rios, lagos, cavas, represas, açudes e piscinas, manter portas de banheiro e lavanderia, poços, cisternas e caixas d'agua sempre fechadas, são atitudes simples e que podem salvar vidas.

Durante a celebração,  também foram citadas dicas de alimentos que previnem e tratam a gastrite que é o temível desconforto gerado pela inflamação estomacal. Alimentos como Hortelã, menta, gengibre, alecrin, podem reduzir as dores estomacais, principalmente se forem ingeridos antes das principais refeições. 

Evitar o consumo de alimentos prontos congelados, industrializados e de pacote, não tomar líquidos com a refeição, beber agua durante todo o dia, mastigar bem os alimentos podem contribuir e muito para a saúde. 

Ao final da celebração foi realizado o acompanhamento Nutricional de Peso e Altura e a distribuição de lanches saudáveis para as crianças e mães acompanhadas pela Pastoral. 

Vale destacar que essa celebração foi realizada no Centro comunitário São Pedro e acontece sempre na terceira quinta feira do mês. As reuniões para a consolidação de dados são realizadas na primeira quinta feira de cada mês no Centro Comunitário São Paulo, tendo como coordenadora paroquial a Senhora Margarida Oliveira e a coordenadora diocesana a Senhora Rita de Cássia Cedraz e toda quinta feira das 18:00 horas as 18:30, as famílias podem ouvir o programa Viva a Vida na Rádio Comunitária Independente FM pela estação 104.9 que é apresentado por líderes atuantes na pastoral.

Por Cida Carneiro/Ichu Notícias/Rádio Independente FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.