TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Ichu estará presente no Encontro Interterritorial Sementes do Semiárido


Foto Ilustrativa
Foto Ilustrativa
Quatro agricultores familiares de Ichu estarão participando do Encontro Interterritorial Sementes do Semiárido que acontecerá em Conceição do Coité entre os dias 21 e 22 de setembro.

Os agricultores são das comunidades de Licuri, Nova Esperança, Praianos e Baixinha. Eles terão o acompanhamento de Edcarlos que é Técnico do MOC no município.

Este encontro visa reafirmar e fortalecer o debate sobre a importância das sementes crioulas para a soberania e segurança alimentar e nutricional dos povos, e é promovido pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) abordando principalmente o tema das Sementes Crioulas.

O evento acontecerá no campus XIV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Conceição do Coité, com a presença já confirmada do Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, de Naidison Baptista, presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea-BA), Wilson Dias da  Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), de entidades parceiras, membros do poder público estadual e municipal, agricultores/as, e sociedade civil dos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão.

Além da apresentação do Projeto Sementes do Semiárido estão previstos na programação, debates com mesas redondas, místicas, testemunhos de experiências por agricultores/as e rodas de prosas sobre a temática. Cerca de 70 pessoas participarão do Encontro.

Muito cultural entre as famílias agricultoras a troca e guarda de sementes, prática mantida e presente ainda hoje, garante de forma tradicional a continuidade das espécies vegetais e animais, sendo a condição fundamental do melhoramento genético das especiais adaptadas a cada região e principalmente a autonomia e soberania das famílias agricultoras. É nessa troca e prática que se dá a continuidade ao maior patrimônio genético, que assegurará a soberania e segurança alimentar e nutricional.

Redação do AL Notícias com adaptação do texto do MOC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.