TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

ICHU- Gestantes recebem informações sobre seus direitos no 4º encontro dedicado a elas

O encontro de gestantes deste mês de Dezembro, aconteceu na última quarta feira, 02, com o objetivo de informar aos participantes sobre seus direitos perante esse momento tão importante em sua vida.

Ao iniciar, A Agente comunitária de Saúde,  Dinalva de Freitas pediu a todos que começasse sempre o dia feliz, se colocando a serviço do outro, doando, amando, perdoando, colocando o talento que cada um tem em favor do próximo onde o Amor prevaleça acima de qualquer coisa.

Damares Oliveira, Assistente social do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), deu as boas vindas as mãmães.

Sobre o tema discutido,Damares falou da importância de se viver esse momento único na vida de toda mulher. 

Para ela, a gravides deve ser vivido com tranquilidade e bastante amor e assim sendo, a mãe precisa saber das leis que amparam as mulheres nessas situações. 

"Se existe uma lei, ela precisa ser cumprida. A gente vive num país em que se lutas por direitos, mas muitas vezes nos calamos perante algumas situações"- Damares.

Por isso é importante saber que existe uma lei de nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 que diz: Art.2º: A Saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

§ 1º O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

Portanto, no que diz respeito a Saúde, eis alguns dos principais direitos da mulher Grávida:
  • Realizar consultas de pré natal no Posto de Saúde mais próximo de sua casa;
  • Contar com acompanhamento mensal do desenvolvimento do bebê e da gestação;
  • Fazer exames de urina, sangue, preventivo, além da verificação da pressão arterial e do seu peso;
 Toda mulher tem direito a uma gravidez saudável e a um parto seguro. muitos dos direitos da mulher na hora do parto e pós parto são desrespeitadas muitas vezes por falta de conhecimento da própria mãe, portanto fique atenta:
  
 Direitos no parto e pós-parto.
  • Nenhum hospital, maternidade ou casa de parto pode recusar um atendimento de parto já que é considerado uma situação de urgência;
  • Caso precise de um parto cesárea, é importante que a mulher saiba os motivos da necessidade desta cirurgia. Esse parto só deve ser realizado quando for para o bem da sua saúde ou do bebê.
  • Depois do parto, a mãe tem o direito de ter o bebê ao seu lado no Alojamento Conjunto e de amamentar em livre demanda. A separação só precisa ser feita se um dos dois necessitar de cuidados especiais; 
  • Se a mamãe quiser fazer a ligadura de trompas, deve ter certeza do que quer, pois é para sempre;
  • o pai da criança tem direito de ir à consulta pós-parto da mulher para receber informações e orientações sobre contracepção e prevenção de doenças. A participação do pai durante a gravidez, parto e pós-parto é um dever que deve ser exercido.
Direitos assegurados por lei à gestante:
  • Garantia de emprego a contar da confirmação da gravidez até cinco meses após parto;
  • licença maternidade de 120 dias, sem prejuízo do Salário (art. 392 da CLT);
  • Dispensa do horário de trabalho pelo tempo necessário para a realização de, no mínimo seis consultas médicas e demais exames complementares.( Art. 392, § 4, inc. II da CLT-Consolidação das Leis do Trabalho )
Ainda sobre ampliação do período de licença maternidade:

Conforme disposto na Lei nº 11.770/08, as empresas privadas poderão, a seu critério aderir ao programa Empresa Cidadã. Nesses casos, as empregadas terão direito de receber 60 dias de prorrogação da licença maternidade e, em troca, a empresa poderá deduzir integralmente no Imposto de renda.

Além de todas essas informações para uma gravidez com saúde, Damares falou da importância de ensinar aos filhos, a importância dos valores morais e esses valores devem ser repassados para os filhos ainda pequenos para que de fato, sejam aprendidos e retransmitidos na sociedade.  "Tem coisas que podemos mudar. Plantemos as sementes do bem, do amor e da paz na vida da gente, dos nossos filhos, a colheita será farta"- Finalizou Dam.

Por Cida Carneiro/Ichu Notícias/Rádio Independente FM
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.