TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 22 de março de 2016

Hoje é o Dia Mundial da Água. “Água é Vida”.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
IMG_20160122_075453502
O Município de Ichu está situado no Nordeste do Brasil, mais precisamente no semiárido baiano ficando a 168 km da capital, Salvador.

Por aqui existem vários mananciais que armazenam água da chuva, porém parte deles servem apenas para consumo animal.

Foto: Meramente ilustrativa
Foto: Meramente ilustrativa
Em Ichu já foram construídas 450 cisternas de consumo humano através de projetos sociais em parcerias firmadas entre ONG´s, Sociedade Civil e Poder Público.

As cisternas ou tanque de cimento como são conhecidas pelos sertanejos, servem para armazenamento de águas das chuvas, que são escassas, e quando cheias podem durar até mais de um ano. Geralmente são de 16 mil litros d´água e construídas na zona rural.

Outra alternativa para guardar água são as cisternas de produção, sendo que destas já foram construídas 150 no município de Ichu com capacidade de 52 mil litros. Outros recursos hídricos existentes são barragens, açudes e aguadas de pequeno e médio portes em especial na zona rural.

Ichu conta também com córregos, riachos e o Rio Tocós que recebem água normalmente de maneira temporária.

Na sede e em alguns povoados existe o abastecimento através da EMBASA que leva água de boa qualidade diretamente às residências.

Com as chuvas que caíram no início desse ano, muitos mananciais transbordaram , outros estão com bom volume d´água, no entanto, é preciso que a população cuide melhor desse líquido precioso.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Redação do AL Notícias com informações de Margarida Oliveira e adaptação do texto do site www.suapesquisa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.