TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 22 de março de 2016

Ichu: USF do povoado de Barra Realiza Palestra para mulheres da Comunidade.

Aconteceu nesta terça feira 22 de março na Unidade de Saúde da família do povoado de Barra em Ichu uma palestra importante voltada às mulheres daquela comunidade, tendo como pauta a Saúde da Mulher, Empoderamento e a Autoestima. As palestrantes foram a médica que atende na USF da Comunidade Drª Jane que falou sobre a saúde da mulher e a Assistente Social do CRAS Cintia Naiala que falou sobre empoderamento, a autoestima e a violência contra a Mulher. No encontro aconteceu ainda depoimentos encorajadores dos próprios moradores, além de sorteio de brindes.
 
Drª Jane que atua na Comunidade iniciou falando sobre a Saúde da Mulher, ela enfatizou a importância da prevenção na saúde da mulher e sobretudo dos cuidados que as mesmas precisam ter com o seu corpo, onde de acordo com ela tudo começa quando há o interesse em conhecer o seu próprio corpo. 

Sobre a autoestima da mulher, algumas voluntárias da plateia foram convidadas a experimentar um novo visual com um turbante construído naquele momento em suas cabeças, momento bastante descontraído.  

Presente no evento, a vereadora Geovana Marcia destacou a importância da mulher na política e seu papel na sociedade. Já a Assistente Social Cintia Naiala falou sobre a violência contra a mulher que mesmo com as leis, tem sido crescente. Segundo Cintia mesmo tendo a lei Maria da Penha para protegê-las é preciso que a mulher tenha coragem para denunciar quando estiver sofrendo algum tipo de violência.  

Algumas pessoas foram contempladas com sorteio de brindes, entregues pelo Diretor do colégio Santo Antônio Alex Ferreira, o Secretário de Educação Carlos Tadeu e funcionários da Secretaria de Educação e Cultura.  

Em depoimento a jovem Naylana Cruz fez um relato encorajador, ”eu tive que assumir um papel de mulher muito cedo dentro de casa com a perda do meu pai e não desistir de lutar, estudei bastante, passei em universidades públicas concluir em pedagogia e já passei em concurso público e agora estou aguardando ser chamada” disse ela.   

A senhora Maria Bete é um exemplo de superação, em seu depoimento ela afirmou que já foi presidente de Associação, membro da Igreja e foi funcionária pública onde trabalhou por mais de vinte e cinco anos no colégio da comunidade e hoje ainda cuida dos seus plantios na roça. Bete disse ainda que a sua luta não foi em vão, onde mesmo com as dificuldades encontrada para criar seus cinco filhos quase que sozinha já que se separou do marido, ela não o desanimou em momento algum.  

Para finalizar algumas pessoas disseram que a autoestima deve prevalecer na vida de cada um e que isso está relacionado em ajudar uns aos outros fazendo sempre o bem independente de quaisquer circunstâncias.  

Redação Ichu Notícias com informações e fotos de Wemerson Santos

Um comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.