TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Médico diz que Central de Regulação é a 'fila da morte'

Em um artigo ele destaca a burocracia do sistema e os problemas da indisponibilidade da rede para atender a demanda.
Foto: Divulgação
A Central de Regulação foi criada para viabilizar o acesso do paciente aos serviços de saúde, adequando à complexidade de seu quadro de saúde. No entanto, o serviço não tem funcionando como deveria por conta da oferta insuficiente de leitos e estrutura para receber a todos que necessitam do atendimento, principalmente os de urgência.

Para o médico e colunista do Jornal Tribuna Feirense, César Oliveira, a Central de Regulação é uma caixa preta. "Não há, entretanto, nem transparência, nem dados, sobre a atuação das Centrais, que clareiem qual tempo médio com que cada pedido é atendido, qual número de óbitos entre o cadastramento e sua concretização", afirma.

Em um artigo intitulado "Central de Regulação: a fila da morte", publicado no jornal, ele destaca a burocracia do sistema e os problemas da indisponibilidade da rede para atender a demanda.
Leia na íntegra:
Central de Regulação: a fila da morte
César Oliveira

Os complexos reguladores assistenciais foram criados com objetivo de dar resolutividade, fluidez, otimizar a oferta de atendimento na rede pública, através da regulação das urgências, consultas, exames e internações.

No desenho, a boa ideia oferece a lógica de colocar a disponibilidade da vaga, ou do procedimento, diante de quem precisa. Há, entretanto, uma distância, frequentemente fatal, entre a busca e o atendimento.

Acontece que a Central de Regulação seria eficiente se houvesse a disponibilidade da rede de atender a demanda. Mas não há. Quem vivencia a Saúde sabe dos longos períodos entre um pedido de transferência- e se foi pedido é porque ali já não há condições de oferecer o tratamento necessário- e sua realização. Não adianta argumentar que a Central fez um número x de regulações. O que interessa é o que ela não faz e o tempo que demorou para fazer, quando fez. Não há, entretanto, nem transparência, nem dados, sobre a atuação das Centrais, que clareiem qual tempo médio com que cada pedido é atendido, qual número de óbitos entre o cadastramento e sua concretização, É uma caixa preta.

A Central de Regulação serve, também, para que todos se esquivem da responsabilidade, afinal, Central de Regulação é uma entidade sobre a qual não se imputa responsabilidade. Não é pouco comum ouvir nos hospitais os familiares querendo informações e a resposta é sempre a mesma: está na Regulação.

Acontece que a Rede SUS perdeu 25.000 leitos em 5 anos - o que não se justifica apenas pelo fechamento dos Hospitais Psiquiatricos-, assim, a busca de leito para um procedimento tornou-se uma roleta russa. Além disto, dois milhões de pessoas perderam o plano de Saúde e sobrecarregaram ainda mais a rede pública.

Os pacientes constituem, em verdade, uma imensidão de refugiados tentando atravessar o mar da burocracia e encontrar o internamento ou procedimento que precisam, enquanto as autoridades verbalizam os discursos de atenção a Saúde e nós ficamos a presenciar as mortes na fila de espera.

Extraída do Acorda Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.