Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Proerd conscientiza 70 mil estudantes sobre os riscos das drogas

Cerca de cinco mil estudantes do 5º ao 7º ano do ensino fundamental receberam o certificado de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), em cerimônia realizada no Estádio de Pituaçu, com a presença do governador Rui Costa, do cantor Carlinhos Brown e outras autoridades, nesta terça-feira (29). Com a formatura, somente neste ano, mais de 70 mil crianças e pré-adolescentes estão preparados para dizer não às drogas.  
No evento, Rui destacou que o Proerd é uma grande corrente do bem, em nome da paz e da família. “Eu acho que o programa desperta em cada criança, em cada família, essa consciência. A sociedade é construída por cada um de nós. E isso aqui é uma sensibilização que fazemos desde cedo, desde que a criança tem 10, 11 anos. Na Bahia, mais de 400 mil crianças já passaram pelo Proerd. Este ano foi quase o dobro das certificações realizadas em 2015. É uma grande corrente do bem, a favor da paz e da família”

Os alunos participaram de um concurso de redação e foram premiados na cerimônia aqueles que tiveram maior aproveitamento. Fernanda dos Passos, 12 anos, recebeu uma bicicleta do governador. “Participar do Proerd foi muito bom, eu aprendi várias coisas, que não devo fumar ou beber. Saber isso transforma a vida da gente. O Proerd ajuda na tomada de decisões”. Evellyn Iane dos Santos, 11, também foi premiada. “Eu aprendi que nós devemos dizer não às drogas e ter consciência antes de falar e agir”.   

Multiplicadores da paz  
Após a formatura, os estudantes se tornam multiplicadores da cultura da paz e da vida saudável, longe das drogas. “Nós moramos no Subúrbio e eu trabalho fora. Então, ela estuda de dia e de noite fica em casa, mas já tem um preparo e vai evitar as drogas”, afirma a mãe de Evellyn, Josiane Alves.  

O programa é aplicado em salas de aula de escolas municipais, estaduais e particulares, além do Colégio da Polícia Militar (CPM), por policiais militares voluntários que utilizam material didático adaptado do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (Dare).  

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, “o Proerd é um motivo de alegria, que simboliza o trabalho da Polícia na prevenção ao uso de drogas. Nós levamos essa mensagem estimulando as crianças a se conscientizarem a partir de linguagem lúdica, brincadeiras e músicas. Os policiais levam as instruções para sala de aula, se reúnem com os pais e fazem visitas de acompanhamento”.   

Secom // Fotos: Manu Dias/GOVBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.