TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 8 de março de 2017

Confira o que aconteceu na Sessão da Câmara nesta terça-feira (07/08)

Na última terça-feira (07/03) aconteceu mais uma Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores do Município de Ichu, onde inicialmente foi apresentado e aprovado pelos pares uma indicação do vereador Willian Gonçalves solicitando limpeza de aguadas na região de Varjota.
William chegou a falar da importância em realizar o quanto antes este serviço, pois segundo ele, é preciso urgência, uma vez, que a chuva pode chegar a qualquer momento e acumular água com elas sujas comprometendo assim, a capacidade de armazenamento. Ele lembra que o serviço beneficiará toda a comunidade de Varjota e região circunvizinhas.

Sobre este assunto o presidente Adalberto Santiago disse que a prefeitura já está se mobilizando para efetuar a limpeza nem só da represa de Varjota, como também em todas às aguadas do município. 

Os vereadores (as) Arraia, Lúcia, Eugênio, Regi, Celidalva e Geovana falaram da indicação do colega Wly, todos foram a favor na realização dessa limpeza, porém todos pediram rapidez na execução para assim, evitar que as chuvas cheguem antes de estarem limpas.

Pauta livre 
Geovana - Após saudar a todos, Gei lamentou o atraso no envio do convite por parte da Secretaria de Assistência Social a câmara sobre as atividades voltada as comemorações do dia Internacional da Mulher, onde para ela antes era convidada para participar da elaboração das atividades e que agora se sente convidada apenas como plateia e mesmo assim atrasado. 

Ela ressaltou que durante a manhã esteve em Feira de Santana participando de uma Assembleia da APLB Sindicato Regional, onde deliberou sobre a agenda de luta contra a PEC 287/2016 que versa sobre a Reforma da Previdência, pois segundo ela, haverá dez dias de greve geral no país entre os dias 15 a 24 de março.

A parlamentar ainda disse que na qualidade de presidente da Comissão de Educação, Saúde, Obras e Serviços Públicos quer a capacitação das pessoas contratadas para algumas áreas que não são qualificadas há exercerem a função, principalmente na Educação que de acordo com ela muitos foram nomeados sem ter o conhecimento necessário.

A edil se mostrou bastante preocupada com algumas pessoas contratadas para atuar como auxiliares de professores que de acordo com ela não têm capacitação. Ela diz que vai procurar saber sobre a formação de todas essas pessoas para que isso não venha prejudicar o aprendizado dos alunos.

Gei encerrou sua fala denunciado o fato de algumas portas do prédio do Formigueiro que estão sendo retiradas sem a autorização da câmara, ela pediu um esclarecimento do por quê de isto está ocorrendo. 

Vereadora Lúcia - Falou de suas inquietações a começar pelo da indicação do colega Wly. Ela acha que a secretaria de Agricultura não está se empenhando no controle e cuidado com os mananciais do município como deveria, segundo Lúcia, precisou de intervenção de Gustavo que não tem nada a ver com a pasta para controlar a retirada de água da represa de Queimada do Meio, quando isso deveria ser feito pela secretaria de agricultura. 

Como presidente do COMDEMA, Lúcia falou das árvores que foram suprimidas na secretaria de saúde sem a devida autorização do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA). 

Sobre a secretaria de Educação a vereadora denunciou diversas irregularidades. Ela disse ter sido procurada por uma mãe de alunos moradora da comunidade do Inferninho onde reclamava que não estava tendo transporte escolar para seus dois filhos que estudam na sede e que a secretaria estava dando ajuda de custo para o próprio pai trazer às duas crianças na moto. Para a parlamentar isso  era muito grave e inaceitável já que colocaria a vida das crianças em perigo, porém salientou que, "graças a Deus ficou sabendo que a secretaria de Educação já havia resolvido essa situação".

Outra denúncia preocupante segundo a vereadora, é sobre alguns estudantes de Retirinho que segundo ela estão vindo em transporte de linha e que isso é um desrespeito com os mesmo já que o município recebe recurso para o transporte escolar. Lúcia ainda reclamou do consumo de refrigerantes na merenda escolar, ela alertou sobre os riscos já que o produto é prejudicial à saúde, disse.

Lúcia encerrou parabenizando todas as mulheres pelo dia Internacional voltada a elas, 08 de março. 

Regi - Iniciou afirmado ser verdade a denuncia da vereadora Geovana sobre a retirada de portas do prédio escolar do Formigueiro e que isso precisa ser apurado e as pessoas responsáveis serem punidas. O edil, no entanto, lembrou que na gestão anterior, um posto de saúde da mesma comunidade foi invadida e que inclusive cercaram com arames e mesmo com os gestores da época serem avisados que ninguém tomou providências. Ele encerrou parabenizando Vercelêncio de Oliveira por ter sido nomeado como Diretor de Esporte do Município. 

Wly - Parabenizou os colegas que aprovaram sua indicação e parabenizou o prefeito Carlos Santiago pela nomeação de Vercelêncio como diretor de esporte.

O vereador cobrou da Secretaria de Oras que realizassem melhorias nas estradas, em especial a do Cachimbo que os carros pipas estão tendo dificuldades para transitar.

Arraia - Iniciou parabenizando Vercelêncio pela nomeação como Diretor de Esporte e afirmou que todos os ichuenses já o conhecem e sabem de sua competência.

Sobre o que fora ditos pelas colegas em relação às irregularidades da secretaria de educação, o vereador diz acreditar  na Comissão de Educação, Saúde, Obras e Serviços Públicos da casa legislativa.

Sobre a secretaria de Assistência social o vereador questionou o cargo de Chefe de Divisão da Assistência Social criado recentemente que segundo ele desconhece este cargo e quer um esclarecimento. Arraia cobrou o veículo PARATI que foi destinado ao conselho tutelar e que segundo ele não está servindo aos conselheiros, ele ressaltou que a destinação de um veículo ao órgão é uma determinação do Ministério Público e exige o cumprimento dessa determinação, segundo ele, este carro não está sucateado e sim na garagem da primeira dama.

O parlamentar voltou a criticar a falta de nomeação do Secretário de Administração e Finanças, ele lembrou que em algumas situações não sabe como cobrar porque o município não tem secretário de administração e finanças.

Arraia cobrou mais uma vez o funcionamento do site da câmara e pediu para organizar a pauta do dia para evitar ficar na dúvida na hora de falar na tribuna. Arraia não poupou críticas ao secretário de obras, afirmando inclusive que é mesmo que não existir, "nunca prestou durante 4 anos e continuará não prestando e que o melhor a se fazer é passar o cargo para outro", criticou.

Arraia relatou que uma funcionária da secretaria de saúde usou as redes sociais para dizer que tinha um vereador criticando a saúde de Ichu, mas que essa pessoa não citou o nome, embora saiba que era direcionado a ele. O vereador ressaltou que esta funcionária trabalha hoje em desvio de função e que ela não deveria está fazendo isso. Arraia lembrou que em momento algum teceu críticas a saúde de Ichu e sim a secretária que age em algumas situações demonstrando falta de autonomia na pasta.

Direcionando ao colega Wly, Arraia exaltou o serviço prestado por ele quando esteve à frente da Saúde e afirmou que o município perdeu muito com a saída dele do cargo. Após os elogios o vereador voltou a insinuar a interferência de terceiros a pasta da saúde. "Eu sei colega que você entregou o cargo não foi por falta de competência sua, muito menos por seu problema de saúde. Pelo que conheço você, tenho certeza que jamais aceitaria ser manipulado por outra pessoa e creio que este foi o real motivo de sua saída", bradou.

O edil encerrou solicitando uma técnica de enfermagem para o posto de saúde do povoado de Casa Nova que segundo ele não tem. 

Celidalva - Falou que ouvindo algumas pessoas na rua, tem percebido que realmente muitos estão cobrando mais empenho da Secretaria de obras, a vereadora chegou a apontar algumas ruas precisado urgente de intervenção. Principalmente a Avenida Elvira Freitas e o Bairro Cortiço que segundo ela estão precisando de manutenção, tanto na iluminação pública como também no calçamento.

Celidalva falou da violência contra a mulher e relatou um caso recente no município de Ichu, onde segundo ela houve um estupro a uma menor e que não viu ninguém dar um apoio a família da adolescente como deveria, ela ainda reclamou da imprensa local que de acordo com ela não deu visibilidade ao caso o qual poucos ficaram sabendo por conta dessa omissão.

Celidalva encerrou convidando às mulheres ichuiense para se unirem na manhã do dia seguinte (08/03), "Dia Internacional da Mulher" no Barracão municipal onde aconteceria um movimento na luta contra a PEC da Reforma da Previdência.

Egberto - Iniciou prestando condolências a família da saudosa Doraci, falecida um dia antes. Depois o vereador parabenizou a saúde do município de Ichu que segundo ele tem passado por uma total transformação e que todos os dias agora está tendo médico no hospital. Egberto relatou que esteve com o prefeito Carlos Santiago e pediu ortopedista e pediatra para o município e acredita que o gestor se empenhará para contratar estes profissionais.

Para encerrar, o edil reconheceu que a  questão dos carros da saúde ainda falta ser resolvida, ele disse acreditar numa solução o quanto antes. 

Eugênico - Falou da indicação de Wly em relação a limpeza da aguada de Varjota que para ele foi excelente a iniciativa e parabenizou o colega, porém, o vereador reforçou mais uma vez o que disse antes Adalberto Santiago no tocante a limpeza de todas as aguadas do município, pedindo apenas agilidade na execução do serviço antes que as chuvas cheguem e as mesmas estejam sujas. O parlamentar falou da necessidade de se recuperar às estradas vacinais do munnicípio que hoje estão todas precisando de manutenção.

Ele lembrou das ruas do município que tem muitos buracos e que precisam recuperação através da secretaria de obras, ele também cobrou melhorias na iluminação pública.

Na área da saúde o edil questionou a qualidade da água que está sendo utilizada no hospital municipal, pois de acordo com ele, antes se reclamava bastante por ser usada da embasa e que agora existem denúncias (não confirmada) de que estão usando da represa sem nenhum tratamento adequado.

Antes de encerrar a fala o edil comentou sobre a questão do refrigerante na merenda escolar relatado pela colega Lúcia. Eugênio pediu ao presidente da casa que enviasse ofício à secretaria de educação solicitando com urgência a retirada do cardápio.

Arraia pediu direito de líder e voltou a tribuna para falar sobre a ausência dos vereadores nos eventos esportivos. Segundo ele ouviu uma crítica de um ouvinte de rádio cobrando a presença dos políticos nestes eventos e que reconhece que o ouvinte tem razão já que não ver ninguém dando um apoio moral a qualquer evento esportivo no município.

Arraia cobrou a realização do concurso público e lembrou que o prefeito anterior já havia assinado um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) no Ministério Público que exigia isso. Segundo o vereador, este concurso já era para ter acontecido e não foi realizado no ano passado por conta do final da gestão.

Arraia cobra agora do atual gestor a realização do concurso e diz que o MP deu um prazo de 60 dias para isso e que no dia 25 de março vence este prazo. Ele garante que no dia seguinte, ou seja, dia 26/03 ele estará na porta do MP para saber o porquê de não ter realizado.

Antes de encerrar a sessão o presidente Adalberto Santiago parabenizou Vercelêncio de Oliveira pela nomeação como Diretor de Esporte do município.

Redação Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.