TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 11 de março de 2017

Poluição do rio e baixo nível da barragem de Pedras Altas preocupa a população

Já fazem 5 anos que a seca atinge a região Nordeste, causando prejuízos para os agricultores e preocupação à população em geral. Além disso, a estiagem pode se agravar, pois as chances de chuvas acima do normal é de apenas 25% e a probabilidade de chover menos que o previsto até abril é de 40%.
Em nossa região não é diferente, a barragem de Pedras Altas se encontra com apenas 26% da sua capacidade, o rio da referida localidade vem sofrendo com o descaso e a Embasa já declarou racionamento em Capim Grosso e na região, com mais da metade dos municípios da Bahia sofrendo com a seca.

A barragem de Pedras Altas beneficia mais de 170 mil pessoas, porém devido à seca e à falta de chuva, a mesma se encontra com baixo índice em seu volume de água, apenas 26%, o que causa grande preocupação a todos os moradores do distrito, de Capim Grosso e da região, pois muitas cidades recebem água da barragem.

seca2Um vídeo feito por um morador de Pedras Altas mostra o descaso que o rio do distrito vem sofrendo. A quantidade de lixo jogado no leito e nas margens é alta, sendo possível achar fraldas, absorventes, pneus, e até bancos de carro. 

A poluição é causada pelos próprios frequentadores, principalmente os clientes de kiosks, que ao longo de seu dia de lazer vai jogando os copos e latas de bebidas. O rio poderia servir como um alívio para os moradores, agricultores poderiam usá-lo para dar água para seus rebanhos ou nas suas plantações, pessoas poderiam aliviar o calor tomando banho, e até mesmo após um certo cuidado, a água poderia ser usada para o consumo humano ou outros usos domésticos, porém a poluição não deixa isso ocorrer. 

seca3Uma matéria feita pelo jornal Folha Regional na edição do 24 de fevereiro mostra a situação degradante que o rio se encontra baixo nível da barragem que registra apenas 26% de sua capacidade e a poluição do rio preocupa moradores, e requer das autoridades mais atenção, fiscalizando e punindo os responsáveis pelo lixo deixado no local, além da conscientização de moradores e usuários, economizando água em suas residências e não poluindo o rio.

Fonte: FR Notícias | Imagens: Facebook/Pedras Altas, Ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.