TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 9 de março de 2017

Sede da CIPE Nordeste será em Ribeira do Pombal

Há oito meses vinha acontecendo uma verdadeira disputa entre Coité, Euclides da Cunha, Teofilândia e Ribeira do Pombal para sediar a especializada
Cipe Nordeste já vem atuando há alguns meses
O Município de Ribeira do Pombal no território Semiárido Nordeste II foi a cidade escolhida para implantação da sede da Companhia Independente de Policiamento Especializado/Nordeste (CIPE/Nordeste), que muitos conhecem como Polícia da Caatinga, a primeira companhia criada com essa modalidade de policiamento que possui armamento pesado e viaturas com padrão semelhante a farda camuflada dos policiais.

A CIPE/Nordeste, criada através da Lei n° 13. 2014, de 09 de dezembro de 2014, foi a ultima das Unidades Especializadas a ser implantada com base naquela lei. Esta pertence ao conjunto de 11 CIPES distribuídas por todo o território baiano, compondo o cinturão de proteção com policiamento rural em todo o interior, sendo responsável por ações fortes de policiamento preventivo e de repressão qualificada, salientando o combate ao crime contra instituições financeiras, o qual teve um declínio de 55% entre 2015 e 2016 nessa modalidade criminosa em todo Estado.
Sede provisória está sendo na mesma da CAEL, em Esplanada
Por tudo isso, Conceição do Coité que vem tendo a violência crescente ano após ano, saltando de 24 homicídios em 2015, para 36 em 2016, com uma população perto de 70 mil habitantes, metade na sede e a outra metade na zona rural e um efetivo limitado de policias para atender a demanda; Euclides da Cunha mesmo sendo sede de Batalhão também almejava, pois, nunca é demais policiamento naquele município cortado pela BR 116 que mais a frente, sentido divisa Bahia/Pernambuco, na altura dos municípios de Macururé, Chorrochó e Abaré onde é constate assaltos em plena luz do dia, e a sede da Cipe poderia inibir ações criminosas. Teofilandia quem pretendia dar todo apoio para instalação era uma mineradora, pois, diante dos últimos episódios em Jacobina e Nordestina, a presença constante de um grande efetivo policial poderia passar maior tranquilidade.

O deputado estadual Alex da Piatã (PSD) se reuniu várias vezes com o comandante Geral da PM falando da importância de implantar a sede em Coité, na defesa de Euclides da Cunha estava o deputado federal do mesmo partido José Nunes, Ribeira do Pombal a força da sociedade civil, que organizou um abaixo-assinado, buscou moções de apoio nas câmaras da região.

Os municípios que disputaram a sede e não conseguiram, contarão da mesma forma com a cobertura da Cipe Nordeste que fica a 150 km de Coité, 40 km de Euclides e 105 de Teofilândia. A sede já esteve mais longe com a CAEL que fica em Esplanada.

Redação CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.