TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 7 de julho de 2017

ICHU- Prefeito e Secretária de Saúde garantem através de Lei, repasse do PMAQ aos Profissionais da Atenção Básica

A Secretária de Saúde do Município de Ichu Nailana Araújo que iniciou os seus trabalhos com a pasta em Janeiro de 2017 vem procurando fazer o melhor para que os profissionais que alí estão lotados possam desenvolver o seu trabalho da melhor forma possível, mantendo uma relação aberta ao diálogo e compromisso.

O PMAQ é um programa, que tem como principal objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e local de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

O projeto que virou lei em abril de 2017 foi estudado por uma comissão formada por um representante do SINTRAPI (Sindicato dos Servidores públicos do Município de Ichu), Atenção Básica, Prefeito e Acessoria Jurídica.

 Através do comprometimento do Gestor Carlos Santiago, o município está fazendo cumprir a Lei que garante o repasse do incentivo financeiro do PMAQ aos profissionais das equipes de saúde da família, o qual está atrelado ao resultado da avaliação de desempenho das equipes.
A lei municipal terá o efeito local de permitir que o programa possa alcançar seus objetivos em nível municipal, buscando induzir a ampliação do acesso e estabelecer um padrão equivalente as demais esferas governamentais, dando maior efetividade e transparência nas ações da Atenção Básica.

O repasse do governo federal tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de Saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio das equipes de Atenção Básica à Saúde. A meta é garantir padrão de qualidade através de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes. O programa eleva os recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhorias no padrão de qualidade relacionado a atendimento.

 A equipe  de Atenção Básica do Município participa dessa avaliação desde 2011, ano em que o programa foi lançado e vem a cada avaliação recebendo notas muito acima da média tendo excelência no serviço prestado e só em 2017 teve o reconhecimento do trabalho  em seu total pela nova gestão fazendo jus aos Profissionais que se doam  para que as coisas aconteçam.

Nailana informou  que se sente feliz em poder estar cumprindo o seu papel na função que lhe foi confiada e explica que o incentivo está sendo repassado gradativamente já que tem que seguir as normas burocráticas que lhe são exigidas mas que aos poucos tudo será resolvido.

Redação Ichu Notícias com informações de Nailana Araújo- Secretária de Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.