Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Bahia é o estado menos branco e mais preto do Brasil

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) levantados a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), apontaram que a Bahia é o estado com menor número de brancos (17,8% da população) e o maior índice de pretos (20,0% da população) do Brasil. 
A pesquisa apontou que em 2016, enquanto no Brasil 44,8% da população se declaravam brancos, na Bahia essa proporção não chegava a 1 a cada 5 pessoas e atingia o menor patamar do país. No estado, existem cerca de 2,7 milhões de pessoas que se auto declararam brancas e pelo menos 3  milhões que se declaravam pretos. 

O IBGE apontou ainda que na Bahia, os pardos são maioria, representando 61,5% da população (cerca de 9,4 milhões de pessoas), número superior a média nacional (46,7%). 

De acordo com os dados, ao somar o número de pretos e pardos eles representavam 81,4% da população do estado, número equivalente a cerca de 12,4 milhões de pessoas, o que representa o segundo maior percentual entre os estados, um pouco menor apenas que o do Pará (81,5%) e estatisticamente empatado com o Acre (81,4%).

 Por Jade Coelho / Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.