TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Cultura: Tradição de quase 80 anos na comunidade de Lagoa do Golfo em Riachão do Jacuípe, Ichu Noticias faz o registro.

No último sábado, 06 de janeiro de 2018, a comunidade de Lagoa do Golfo, localizada a 18 km da sede do município de Riachão do Jacuípe-BA, esteve em muita alegria e devoção, isso porque, celebrou a Festa de Reis ou Reisado e comemorou o aniversário de quatro pessoas da localidade se fazendo presente amigos de toda Região, parentes amigos e convidados, de todas as idades.

Confira um trecho da cantiga de Reisado apresentado pelo Grupo de Samba Lagoa do Golfo de Riachão do Jacuípe
A comunidade de Lagoa do Golfo carrega essa tradição desde os anos de 1940, quando o senhor João Romualdo Mota “deu um samba” (é dessa forma que muitos sambadores falam quando um morador organiza um encontro de samba de roda em sua casa) para comemorar o aniversário de duas filhas, Gerci e Gercelina, que nasceram no dia de Reis, em 06 de janeiro de 1943. Por conta de ser uma data importante para os devotos católicos, o senhor Romualdo, católico, celebrou o momento com um Reisado, músicas religiosas e devoção, virando tradição na comunidade e sendo realizado ano após ano.
A Festa de Reis ou Folia de Reis é comemorada em muitos estados do Brasil e possui traços particulares em cada região do país, devido às diferenças culturais e modos de ser dos brasileiros. Aqui, nas terras de Riachão do Jacuípe, a data é festejada com muita fé, simplicidade e alegria, sobretudo, pelos amantes da cultura. 

Três anos após o nascimento das filhas Gerci e Gercelina, o senhor Romualdo e a sua esposa, a senhora Margarida Silva Mota, foram agraciados com a chegada de outra filha, Epifânia, na mesma data 06 de janeiro. Quanta felicidade para uma família de bastante fé católica. A senhora Raimunda Mota, também filha do senhor Romualdo, conta que “a alegria quadruplicou quando anos mais tarde, em 06 de janeiro de 1985, nasceu Reisana”, neta do senhor Romualdo e filha do senhor Roque Mota.   

Confira um trecho do Samba de Roda apresentado pelo grupo de Samba Lagoa do Golfo de Riachão do Jacuípe 
O grande precursor dessa tradição na comunidade de Lagoa do Golfo faleceu em julho de 1985, segundo informação de Raimunda Mota. Suas filhas Gerci, Gercelina, Epifânia, Raimunda, Adalgisa, Izabel, Hercília, Luzia e Adélia, e seus filhos Roque, Samuel e Adalberto preservaram a tradição de celebrar a vida das aniversariantes (com comidas e partilha de memórias na presença de amigos, familiares e convidados), de cantar o Reisado e de sambar ao toque do pandeiro, violão, triângulo e ao som de cantos antigos e originários do lugar. 
O momento tem importante significado histórico e religioso para essa família e representa grande encanto na vida dessa comunidade. Viva o samba de roda! Viva a Lagoa do Golfo.

Por Jackson Carlos Ichu Notícias / Fotos e dados através do  Prof.  Marcos José

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.