TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Ichu: Centro São João de Deus promove Chá da Manhã visando o fortalecimento dos conselhos municipais.

O foco principal do evento foi as Crianças e Adolescentes
A Associação Comunitária dos Amigos do Centro São João de Deus realizou nesta quarta-feira, 18, na sededo CRAS em Ichu, um Chá da Manhã com a participação de vários segmentos locais principalmente dos Conselhos Municipais e Associações.

Professora Dalva que preside o Centro São João de Deus fez um balanço das atividades da entidade, relembrando os serviços prestados junto às pessoas com Necessidades Espéciais principalmente auditivas e visuais. Ela também falou do Projeto Vivendo a Inclusão Social que para atingir seus objetivos de ajudar crianças e adolescentes precisará e muito do apoio dos conselhos.
 
Conforme Professora Dalva firmar parcerias entre os conselhos municipais, poder público e a comunidade, além de desenvolver ações sócio educativas, culturais e esportes cooperativos como instrumentos de melhoria da educação e do exercício da cidadania.
 
O Projeto Vivendo a Inclusão Social está sendo desenvolvido pelo Centro São João de Deus por meio da parceria firmada entre a entidade, o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente - CECA e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social - SJDHDS.
 
Professora Dalva informou que no plano de trabalho estão várias ações para os participantes como Gincana Comunitária, visita ao Parque do Saber, Museu asa do Sertão, Observatório Antares entre outras.

Tânia Mendonça que preside o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ichu fez uma explanação sobre as Fragilidades e Potencialidades dos Conselhos Municipais.
 
FRAGILIDADES
Casa dos Conselhos;
Plano de Trabalho;
Frequência das reuniões;
Participação dos Conselheiros representantes do Poder Público;
Critérios de escolha para representantes dos conselhos;
Diálogos entre os conselhos.

POTENCIALIDADES
Assistência Técnica da Secretaria de Assistência Social;
Assistência Jurídica da Prefeitura;
Ministério Público
Capacitação dos Conselheiros Municipais
 
Capacita SUAS.
Representando o MOC e o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente - CECA, Cleonice Oliveira, buscou instigar os conselheiros a estarem presentes nas reuniões dos conselhos, pois eles são importantes para as conquistas evitando que os governos enviem recursos, programas e projetos de cima para baixo, ou seja, sem ouvir a população. 
 
Cleo como também é conhecida, disse estar preocupada com os desmontes impostos atualmente no Brasil, pois a sociedade civil perderá forças, não podendo opinar sobre o que é melhor para todos.
 
Depois de chamar a atenção dos conselheiros, foram tirados encaminhamentos e estratégias de fortalecimento dos conselhos locais.
 
Vale ressaltar que os participantes colocaram suas inquietações e desejos de colaborarem ainda mais com o município.
 
Redação do AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.