TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

ICHU-Com o tema Saúde do Trabalhador, foi realizado II módulo do curso de Formação Sindical

Através da Parceria entre Secretaria Municipal de Saúde, SINTRAPI (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço público de Ichu),Prefeitura Municipal, Governo do Estado e SESAB,  foi realizado na última quinta feira, 31 de outubro de 2019, o II módulo de formação Sindical que teve como tema, Saúde do Trabalhador.

Estiveram presentes o Prefeito Carlos Santiago, o Secretário de Saúde Edcarlos Silva, o Presidente do SINTRAPI, Adailton Conceição, a Presidente do SINTRAFI (Sindicato dos Trabalhadores e Familiares de Ichu) Marineide, Profissionais do CEREST, (Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador) Juliana Rios e Daiane de Lopes.

 Carlos Santiago, falou da importância de acontecer um momento como esse dentro do município e que na medida do possível estará sempre apoiando tudo o que vier para beneficiar aos profissionais que atuam no município.

Edcarlos se colocou a disposição e segundo ele, só  em parceria se consegue vencer e alcançar os objetivos.  Parabenizou aos servidores e trabalhadores aqui representados.

Adailton disse que esse evento faz parte do projeto do SINTRAPI. Na segunda feira, 28 de outubro, tivemos um encontro  sobre a análise da conjuntura atual e a importância do sindicato para a vida do trabalhador.

"Entendemos que esses momentos são de grande importância e, saúde e segurança é algo fundamental sendo essa, uma pauta antiga nossa".-pontuou.

Marineide SINTRAFI, parabenizou a iniciativa  porque só quando a gente trabalha em parceria, as coisas ficam bem melhores. De mãos dadas somos mais.

Arlete Santiago, Enfermeira, que é referência municipal em Saúde do trabalhador em Ichu Bahia, trouxe a definição de trabalho como algo que além de gerar lucros,  sustento, capitalismo, hoje está gerando adoecimento. Segundo ela, é importante nos atentarmos que o trabalho também precisa ser instrumento de prazer e não de adoecimento. 

"É Preciso ter um olhar diferenciado para o trabalhador, pois isso pode ser revelador".-Completou Arlete.

Para mudar essa realidade é preciso fazer o reconhecimento e registro das atividades produtivas desenvolvidas no território Identificando agravos e doenças,  equipes de Saúde devem fazer a notificação e investigação, Encaminhamentos à rede de Saúde e traçar planos de ação. 

Daiane de Lopes, Enfermeira do CEREST de Feira de Santana, destacou que este orgão  abrange 28 municípios da região Centro Leste. Daiane trouxe  um pouco  do que são as  Doenças ocupacionais, como sendo uma designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador. Atualmente, um profissional que desenvolve uma doença ocupacional tem, dentro da lei, os mesmos direitos do que os envolvidos em acidentes de trabalho. Trabalhadores e empresas devem ficar de olhos abertos para essa situação e saber como podem evitar esse tipo de doença. Sinais de desconforto físico ou mental podem ser indicio de alguma das doenças ocupacionais. A maioria delas não é reconhecida pelas empresas, mas sim pela perícia médica do INSS, ou seja, são registros sem emissão da CAT, documento utilizado para reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto, quanto as doenças ocupacionais. Ainda há uma dificuldade em reconhecer a ligação da doença com trabalho, diferentemente dos acidentes, onde a lesão fica evidente. O diagnóstico é mais subjetivo, pois é preciso ter a certeza que foi o exercício da função profissional a causa da doença ocupacional.

Juliana Souza Rios- assistente Social é apoiadora técnica em Saúde do trabalhador em Ichu,  Candeal, Tanquinho e Gavião. Trouxe para o público presente, o que é o orgão, para que serve e a sua importância.

Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Existem dois tipos de Cerest: os estaduais e os regionais.

Cabe aos CEREST promover a integração da rede de serviços de saúde do SUS, assim como suas vigilâncias e gestão, na incorporação da Saúde do Trabalhador em sua atuação rotineira. Suas atribuições incluem apoiar investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica, subsidiar a formulação de políticas públicas,  fortalecer a articulação entre a atenção básica, de média e alta complexidade para identificar e atender acidentes e agravos relacionados ao trabalho, em especial, mas não exclusivamente, aqueles contidos na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho ou de notificação compulsória.

Arlete Santiago, agradeceu aos presentes e disse que é preciso plantar a semente da implantação do programa de Saúde do trabalhador em ichu. Para ela, com o trabalho de formiguinha, conseguiremos alcançar os nossos objetivos

Iran Santiago trouxe para o público presente um breve histórico do Projeto Girassois, que vem atuando dentro da saúde do município com o objetivo de Cuidar daqueles que cuidam da população. Foi feita uma demonstração e envio de Reiki Coletivo para os presentes.  Em Ichu São oferecidas, 17 das 29 práticas reconhecidas pelo ministério da Saúde são feitas por profissionais de altíssima qualidade que ofertam o serviço muito mais por amor do que por dinheiro.  

Florais de Bach, Constelação familiar, Meditação, Acumputura, Auriculo, Reiki, Aromaterapia, Cromoterapia, Shantala, Terapia energética corporal, Bioenergética, Barras de Acces,  Massagem reichiana, Terapia comunitária, Dança circular, Ervas medicinais, ThetaHealing e ventosaterapia fazem parte da medicina alternativa na Saúde de Ichu e vem sendo de grande valia para os usuários que procuram pelo cuidado na Saúde.

Renata Cedraz desenvolveu uma prática de relaxamento aos envolvidos na formação sindical.

Na parte da tarde, os profissionais se reuniram para entender sobre as fichas de notificação. Participaram médicos, enfermeira, técnicos em enfermagem, NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), Psicólogo e Fisioterapeuta.

Por Cida Carneiro
CONFIRA OUTRAS IMAGENS: 













Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.