CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 22 de março de 2020

Estão bem os seis pacientes com coronavírus em Feira de Santana

Até o momento seis casos de coronavírus foram confirmados em Feira de Santana. Todos os casos foram confirmados em março, num período de 14 dias. Dois deles foram importados da Itália e Estados Unidos, três foram de transmissão local e o sexto contraiu a doença provavelmente durante uma viagem ao Rio de Janeiro, estado que já tem 119 casos confirmados.
Segundo a médica infectologista Melissa Falcão, coordenadora do Comitê Gestor Municipal de Controle ao Coronavírus, todos tiveram casos leves e foram tratados em casa, sem necessidade de internação hospitalar. “Sem nenhuma complicação ou risco”, afirmou.

De acordo com ela, as duas primeiras mulheres infectadas, a paciente de 34 anos que retornou da Itália e a funcionária dela, de 42 anos, já foram liberadas.
Foto: Secom/PMFS
“O que determinou a liberação foi o período de 14 dias após o início dos sintomas. Nesses dois primeiros casos foram feitos uma nova coleta que deu resultado negativo. A partir de agora, os próximos que serão liberados serão apenas pelo período de tempo, não sendo necessária essa nova coleta”, informou Melissa Falcão ao Acorda Cidade.

De acordo com a médica, todos os pacientes são orientados sobre o cumprimento da quarentena, porém o monitoramento não é de 24 horas por dia.

“Entramos em contato pelo menos uma vez por dia, vamos à casa dos pacientes sempre que possível para que seja orientada e fiscalizada essa quarentena, porém não temos como nos manter 24 horas na casa das pessoas para fazer essa orientação. Contamos sempre com a boa vontade, a colaboração e o entendimento de cada um”, declarou a médica solicitando durante entrevista ao Acorda Cidade que as pessoas evitem disseminar fake News.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na noite da última sexta-feira (20), 66 pessoas aguardam resultado de exames. O Boletim é divulgado diariamente, exceto nos finais de semana.

O Prefeito Colbert Martins divulgou um vídeo, no sábado (21), conscientizando a população sobre a importância de seguir as recomendações de controle da transmissão do coronavírus e disse que muita gente será infectada na cidade, segundo relatórios. (Veja vídeo)

Preocupado, ele inicia o vídeo justificando as medidas que precisou tomar como fechamento do comércio e suspensão de serviços. Exibindo um gráfico, ele explica que caso muitas pessoas se contaminem ao mesmo tempo e precisem de internação, não haverá leitos para receber todos os pacientes na cidade.
 
“É preciso ser transparente e claro. Conforme os relatórios que estão sendo divulgados, fica claro para nós todos da área de saúde que muita gente será infectada. Para a grande maioria das pessoas, os sintomas não passarão de uma gripe comum, mas uma porcentagem dessas pessoas precisarão de atendimento em hospitais. Nosso grande objetivo com a suspensão de muitos serviços e com o isolamento social, é fazer com que as pessoas não sejam contaminadas todas ao mesmo tempo. Se mil pessoas forem infectadas e uma pessoa precisar de atendimento em hospital precisamos de dez vagas. Mas, se não tivermos nenhum controle e dez mil pessoas forem infectadas, vamos precisar de 100 leitos e assim progressivamente. Quanto mais pessoas forem contaminadas simultaneamente, mais gente teremos que internar e nós não temos essa estrutura toda de atendimento”, declarou.
 
Casos confirmados em Feira

1º Caso – Mulher de 34 anos, que retornou da Itália.  Foi o também o primeiro caso na BA. Foi também  a primeira a ser liberada da quarentena (Caso confirmado na manhã do dia 06/03/2020 ) Saiba mais

2º Caso - Mulher de 42 anos, trabalhadora doméstica, que teve contato domiciliar com a primeira paciente da cidade e do Estado com Covid-19, quando ainda estava sintomática. (Caso confirmado na noite do dia 07/03/2020). Saiba mais

3º Caso - Mulher de 68 anos de idade, que contraiu o vírus da filha (segundo caso anunciado). A filha foi infectada pela patroa, que retornou da Itália. (Caso confirmado na tarde de 11/03/2020). Saiba mais 

4º Caso – Homem de 78 anos Ele é marido da idosa de 68 anos que também contraiu o vírus da filha e pai da mulher que teve o segundo caso confirmado. Isto é, os segundo, terceiro e quarto caso são pacientes da mesma família. (Caso confirmado na tarde de 13/03/2020) Saiba mais 

5º Caso - Mulher de 50 anos com histórico de viagem a Houston e Nova York, nos Estados Unidos. O marido dela, que a acompanhava na viagem, também foi examinado e, felizmente, não contraiu o vírus. (Caso confirmado na tarde de 15/03/2020) Saiba mais 

6º Caso – Homem de 29 anos com histórico recente de viagem a cidade do Rio de Janeiro. No retorno, ao sentir os primeiros sintomas, ela dirigiu-se a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura em busca de atendimento. (Caso confirmado na tarde de 19/03/2020) Saiba mais

Andrea Trindade com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 
Aviso Importante: Cumpra o isolamento social. #JuntosContraOCornavír

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.