TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 20 de dezembro de 2020

Doações de sangue no Hemoba tiveram redução de quase 50% em virtude da pandemia

A Fundação Hemoba em Feira de Santana teve durante este ano de 2020 uma redução de 50% nas doações de sangue. A causa foi a pandemia e neste mês de dezembro o estoque está muito baixo. A coordenadora da unidade do Hemoba, a biomédica Marilene Souza, comentou sobre a situação e frisou que o decréscimo nas doações ocorreu em todo os bancos de sangue da Bahia.

“Esse ano foi um ano bem atípico e nós tivemos uma redução de mais de 50%, ou seja, no mesmo período no ano de 2019, nós atendemos cerca de 13 mil doadores e nesse momento, nós fizemos esse mesmo gráfico e atendemos menos de 6 mil pessoas”, disse.

A coordenadora explicou que para cada tipo sanguíneo existe um estoque ideal. De acordo com ela, sangue O positivo necessita de uma média de vinte bolsas no estoque do Hemoba, para atender com tranquilidade o Hospital Estadual da Criança (HEC) e o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

Sobre o tipo sanguíneo mais raro e o que mais é utilizado, ela informou que o AB negativo é o mais raro e o O negativo, por ser doador universal, é o mais usado.

“A quantidade de pessoas que tem o tipo sanguíneo AB negativo e esse fator RH é bem menor. Já o O negativo esse é o mais utilizado porque se chegar um paciente com risco de morte, precisando de uma transfusão, é a bolsa que nós iremos utilizar, mesmo sem prova de compatibilidade, porque é o doador universal”, afirmou. 

Marilene destacou que espera que esse final de ano, em virtude da pandemia da covid-19 e das restrições de festas, a quantidade de transfusões de sangue seja menor. Diminuindo as viagens, diminuem também os acidentes de trânsito, mas segundo ela a violência e ocorrências de tiro, arma branca e brigas também preocupam, pois muitas necessitam da doação de sangue.

A coordenadora do Hemoba relatou que a instituição funciona normalmente neste fim de ano, de 21 até o dia 31 de dezembro, fechando apenas nos feriados de 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Para doar a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos, estar bem alimentada, saudável, possuir mais de 50kg e portar documento oficial com foto. Não pode ter feito tatuagem, piercing, ou micropigmentação de sobrancelha recente, nem outro tipo de procedimento invasivo.

O Hemoba funciona ao lado do Hospital Geral Clériston Andrade II, onde era a 2ª Dires.

Fonte: Rachel Pinto com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.