TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Desde criança, professora ichuense mantém tradição da confecção de presépio

A Professora Maria Delvacy, residente no município de Ichu, região sisaleira da Bahia, mantém desde criança a tradição da confecção de presépio natalino, em um ofício que aprendeu quando ajudava a sua avó e sua tia Dith.

Foto: Redes Sociais
Delvacy relata que cresceu ajudando também a sua mãe nesta tradição, e quando se casou não foi diferente. Ela destaca que comprou imagens e fazia o presépio num cantinho da sala. A cada ano que passava ia criando gosto pela arte e impulsionada pela fé, ia aumentando de tamanho.

Todos os anos comprava algo novo (enfeites) e em pouco tempo os espaços foram ficando pequenos. Foi daí que a professora resolveu fazer na garagem em um espaço que mede 45,5 metros quadrados, passando a ser a maior lapinha da cidade, visto que 70% dos católicos de Ichu montam todos os anos os seus presépios.

Foto: Professora Delvacy
O presépio da professora Delvacy foi ganhando fama e todos os anos ela recebe comitivas de várias cidades da região para visitá-la e fazer suas orações.

Conforme Delvacy, a montagem dura em torno de duas semanas desde a ida para a caatinga, morros, limpezas das pedras e tocos secos de árvores, cascas de madeira, samambaia, ou seja, praticamente toda confeccionada com objetos naturais.

Ela ressalta que para esse trabalho de confecção, conta com a ajuda de amigos e familiares. Atualmente, devido a problemas de saúde foi reduzindo o tamanho e está sendo montada na varanda. Um ponto importante frisado por Delvacy é que todo o material é reaproveitado nos anos seguintes, preservando a natureza.

Alguns atem como tradição e e ela prefere dizer que é devoção e fé. Há 32 anos que nunca ficou um ano sem montar, mesmo com o surgimento de alguns problemas de saúde.

As vezes digo: “Esse é o último ano que vou fazer, mas quando chega o mês de novembro já começo a organizar o material. ue Acredito no amor e nas bênçãos que recebo da Sagrada Família de Nazaré, a qual tem sido modelo para minha família. É uma fé que vem dos meus antepassados e que mantenho viva enquanto o Menino Jesus permitir, finalizou a professora.

Quem quiser visitar ainda dá tempo. O presépio fica na sua residência situada na rua Odália Cedraz Carneiro em Ichu, e será desmontada depois do dia 06 de Janeiro (Dia de Reis).

Redação do AL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.