TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

ICHU - ACS e ACE participam de Mobilização em Salvador-Ba.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate as Endemias (ACE) tem um papel  essencial na prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde, com objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania, sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal.

Esses profissionais também tem sido destaque a nível nacional por ser uma categoria que está sempre buscando a sua valorização com as constantes mobilizações.

Durante os dias 22 a 25 de Novembro os Agentes Cida Carneiro e Gleide Lima participaram das atividades em prol do reajuste Salarial em Salvador Bahia deliberada em assembleia pelas entidades unificadas de Salvador Bahia: SINDACS-BA (Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias da Bahia), AASA (Associação dos Agentes de Saúde do Estado da Bahia), AACES (Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador) e ADEMACEN (Associação Democrática dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate As Endemias da Bahia.
O objetivo desses dias de atividade foi o de chamar a atenção da luta a nível nacional bem como pedir apoio aos parlamentares em relação a PEC 22 que trata do reajuste Salarial dos ACS e ACEs e a PEC 14 (Projeto de Emenda Constitucional) que trata da aposentadoria especial desses profissionais.
Em entrevista a Rádio Independente, Clayton Ferreira, Coordenador de formação do SINDACS-Bahia,
destacou que essa mobilização mais uma vez vem com o intuito de chamar a atenção dos políticos, conscientizar toda a categoria sobre a importância de se ter essa PEC aprovada. Segundo ele, é preciso estar em árdua batalha para a derrubada do Veto já que se conseguiu o pleito em Brasília e esse foi vetado pelo atual presidente Jair Bolsonaro. É preciso fazer a derrubada do veto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) no item 4.8. O diretor falou também que na semana do dia 14 à 20 de novembro, o Sindicato esteve presente no Distrito Federal juntamente com outras entidades fazendo uma peregrinação de gabinete em gabinete solicitando o apoio das bancadas parlamentares. 

Vale ressaltar que as categorias estarão mobilizadas em Brasília durante o mês de Dezembro na esperança de conseguir avançar nas pautas conquistando mais uma vez o objetivo dessa valorização desses profissionais e que a capital baiana Salvador, ainda não paga o piso Salarial vigente e que o salário ainda é de 877,07, uma vergonha nacional.

As unicidades de Salvador Bahia agradeceram a presença das companheiras de luta nesses dias de movimento, ao secretário de Saúde do município de Ichu Heitor Santana bem como o SINTRAPI (Sindicato dos trabalhadores do Serviço Público de Ichu) na pessoa do Presidente Adailton Conceição pela contribuição de enviar esses profissionais para contribuir na luta.

Por Cida Carneiro

CONFIRA OUTRAS IMAGENS: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.