TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

ICHU - Palestra, testes rápidos e samba de roda marcaram o Novembro azul no Centro São Pedro.

Nesta quinta-feira, 25 de novembro de 2021 a Unidade de Saúde da Família Aureliano Evaristo, realizou as suas atividades referentes ao mês, no Centro são Pedro com os homens do Bairro Cortiço e Adjacências.
Os Agentes comunitários de Saúde Cida, Dinalva e João de Deus iniciaram dando as boas-vindas ao público presente e convidando a se apresentarem através da música.
Vilmaci Pinheiro, enfermeira do Ponto satélite falou da alegria em poder estar trabalhando na comunidade e reforçou sobre a importância do novembro azul onde as atividades são voltadas os homens.
Deidymar Almeida, enfermeiro, destacou que que a saúde é um dos bens mais preciosos que temos e por isso a necessidade do cuidado na prevenção.  Se diz estar feliz pela quantidade de homens presentes chamando a atenção dos homens presentes sobre o assunto.

"O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal". (http://bvsms.saude.gov.br).
Valdene Dantas, Nutricionista, trouxe a sua contribuição reafirmando que a prevenção é possível também através de uma alimentação saudável baseado em alimentos mais naturais já que as doenças crônicas estão aumentando a cada dia. Segundo Val, se houver cuidado, prevenção, envelhecemos com maior qualidade de vida mostrando que o cuidado deve ser de todos e não só das mulheres. 
Samile Carneiro, profissional de Educação Física falou dessas atividades como um dos fatores que ajudam a intensificar a a qualidade de vida das pessoas. Para ela, se movimentar é algo imprescindível para que a energia do corpo seja gasta e a saúde aumente.
Houve momentos de lazer com os homens presentes que trouxeram a cultura do município através do samba de roda, lanche e os homens saíram satisfeitos com atendimento encontrado pela equipe de Saúde do Município de Ichu.
Vale ressaltar que foram realizadas cerca de 30 coletas de testes rápidos para HIV, Sífilis e hepatites B e C.

Por Cida Carneiro
CONFIRA OUTRAS IMAGENS: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.