TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 23 de janeiro de 2022

Morre em Salgadália Dona Antônia aos 116 anos. Era a mulher mais velha do Brasil e terceira do mundo

Ela havia assumido o posto de mais velha do País em outubro do ano passado com a morte da cearense Francisca Celsa quando faltava 17 dias para 117 anos
Morreu no inicio da noite deste domingo, 23, por volta das 18h20 no Distrito de Salgadália, município de Conceição do Coité, Dona Antônia Santa Cruz, aos 116 anos e 217 dias. A idosa faleceu em casa por causas naturais. Teria reclamado de dores no corpo na noite de sábado.
Católica, Dona Antônia recebia em casa a hóstia sagrada
A ministra da eucaristia, Simone Nascimento, que tinha a missão após a missa, levar a hóstia para Dona Antônia, e disse ao Calila Notícias que a última vez que esteve na casa da idosa, ela já estava de cama, porém apresentava lucidez quando perguntava se ele queria receber o corpo de Cristo e ela afirmava que sim, mas ao receber a eucaristia ela não conseguia engolir, mas rezou o Pai Nosso e fez gestos de se benzer.

Familiares informaram a nossa reportagem que ela estava acamada há um mês, mas desconhecem que tenha morrido em consequência de qualquer enfermidade, atribuem as causas naturais pela idade.

Dona Antônia era a mais velha de uma família que tem mais uma irmã residente no Rio de Janeiro que está com 107 anos, e seu irmão caçula morreu há pouco mais de um ano depois que completou 100 anos.
 Dona Antônio morre aos 116 anos e 217 dias
O velório de Dona Antônio está acontecendo na residencia da família ao lado do estádio de futebol e o sepultamento está previsto para acontecer às 16h desta segunda-feira, 24.

O Calila Notícias conheceu a idosa e publicou a primeira reportagem em 27 de dezembro de 2019, quando ela tinha 114 anos, 6 meses e 14 dias. Na ocasião não tivemos uma informação precisa em que posição ela se encontrava em relação a mais velha da Bahia, do Brasil e do mundo, no entanto, após a publicação a informação chegou ao conhecimento do Gerontology Research Group (GRG) “Grupo de Pesquisa em Gerontologia, e o correspondente Tiago José Soares Silva, morador de Vitória da Conquista, sudoeste baiano, passou acompanhar o caso e fez uma minuciosa pesquisa e concluiu que Dona Antônia em 13 de junho de 2021 era a baiana mais velha, segunda do Brasil e quarta do mundo, tendo divulgado a tabela com 5 mais velha: primeira uma japonesa 118 anos e 116 dias; 2ª: uma francesa 117 anos e 122 dias; 3ª Francisca Celsa, brasileira do Ceará com 116 anos e 235 dias; 4ª Dona Antônia Santa Cruz 116 anos e 0 dia; e a quinta mais velha era uma polonesa com 115 anos e 3 dias.
Em outubro do ano passado 
Dona Francisca Celsa faleceu no Ceará e a coiteense passou a ocupar o posto de mais velha do Brasil e terceira do mundo.

Veja outras reportagens sobre Dona Antônia



Fonte: Calila Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.