TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 5 de maio de 2022

ICHU - Aberto oficialmente o primeiro Maio das PICS pela SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Ichu-Bahia realizou na última quarta-feira, dia 04 de maio de 2022, a abertura do mês das Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PICS).
Com o tema PICS e Racionalidade Médica Suzi Bardoni que atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Ciências Biológicas, ministrando as disciplinas Biologia Humana Aplicada à Educação Física, Saúde e Espiritualidade, Saúde Pública, Bases Biológicas do Desenvolvimento Psicológico expôs a sua felicidade em estar presente num município onde os profissionais em sua maioria defendem essas práticas.

Sobre sua vinda destacou o livro que contará a história de quem trabalha com o SUS  em especial com a oferta das PICs onde será possível levar a história de Ichu  através da produção desse material construido das vivencia a partir do que se trabalha e conhece das PICS. Esse material ficará disponível pela rede PICS bem como no Site da Universidade Estadual da Bahia (UEFS) e FIOCRUZ. agradece a acolhida e sente que em Ichu os profissionais são diferenciados.

Sobre o tema, Suzi ressaltou que um tipo de conhecimento ou determinada cultura não ganham o status de superior simplesmente porque realmente é . Isso acontece por meio da dominação. 

Participaram do encontro, os Agentes Comunitários de Saúde, Coordenador da Atenção Básica, Fisioterapeutas, Profissionais do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), Enfermeiros e Terapeutas holísticos.

Durante todo o mês acontecerá diversas atividades nos PSFs que compõem a Secretaria Municipal de Saúde.

Vale destacar que Ichu trabalha com 22 das 29 Práticas preconizadas pelo Ministério da Saúde e os profissionais estão em constante capacitação.

Por Cida Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.