TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 3 de maio de 2022

Ichu: Estudantes do 9º Ano da Escola Municipal Luiz Júlio Carneiro participam de Viagem Pedagógica para conhecerem a histórica cidade de Canudos

Durante todo o dia de sábado, 30, estudantes do 9º Ano (A, B e C) da Escola Municipal Luiz Júlio Carneiro participaram de uma viagem pedagógica a histórica cidade de Canudos, interior da Bahia, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Ichu (Secretaria Municipal de Educação e Cultura).
Foto: André Luiz – AL NOTÍCIAS
O encontro inicial dos estudantes com a direção, coordenação, professores e demais funcionários aconteceu bem cedo em frente a escola em um clima de ansiedade e muita descontração.
 
Segundo a professora Maria Vandecy Almeida, a atividade realizada é faz parte do projeto da disciplina de História, cujo conteúdo é estudado na sala de aula sobre a Guerra de Canudos e culminou na viagem pedagógica visando aprofundar os conhecimentos sobre este fato histórico do nosso país ocorrido no sertão da Bahia.
Vanda destaca que a viagem teve por objetivo visitar o Parque Estadual de Canudos, o qual é coordenado pela Universidade Estadual da Bahia ( UNEB), para conhecer de perto os espaços onde ocorreram os combates, a capela onde está o Cruzeiro que Antonio Conselheiro fincou ao chegar a Canudos e a mais importante da história as ruínas da igreja construída por Antônio Conselheiro, que fica localizada na Velha Canudos que está submersa sob as águas do Vaza Barris.  
 
A Guerra de Canudos foi uma série de conflitos armados envolvendo o Exército brasileiro e sertanejos que seguiam o líder religioso Antônio Conselheiro, tendo ocorrido entre 1896 e 1897, no Arraial de Canudos, interior do estado da Bahia. O Brasil passava ainda pela transição para o sistema republicano, tendo acabado de eleger seu primeiro presidente por voto direto e, também, o primeiro presidente civil: Prudente de Morais.  
 
Esses conflitos marcaram fortemente o início do período republicano, tanto pelo grau de violência quanto pelos motivos que teriam justificado a destruição do arraial e a execução de aproximadamente 25 mil pessoas que ali viviam.  
 
FOTOS:
Redação do AL NOTÍCIAS | Informações professora Maria Vandecy | Fotos: Grupo SMEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.