TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Conheça a biografia do Sanfoneiro Zé de Zequinha que é o homenageado no São João de Ichu

Com quatro dias de festa promovidos pela Prefeitura Municipal, sendo de 23 a 26 de junho, o São João de Ichu 2022 terá como título oficial “Ai que saudade que eu sinto das noites de São João”, trecho da música Noites Brasileiras de Luiz Gonzaga; e na oportunidade o sanfoneiro ichuense Zé de Zequinha será homenageado.

Seu Zé de Zequinha será a primeira atração a se apresentar na primeira noite (23), às 23h, com o tema: “Na Terra de Zé de Zequinha”.     

BIOGRAFIA DE ZÉ DE ZEQUINHA
Sou José Pereira Cordeiro Filho, conhecido como (Zé de Zequinha ) músico sanfoneiro da música nordestina, nascido em 12/05/1945 ( 77 anos ), nasci na Fazenda Boa Vista do município de Ichu- Bahia, filho de José Cordeiro Pereira e Basília Pereira Lima. 

Quando novo, trabalhava na roça para ajudar meus pais, com o passar do tempo via meu pai tocando acordeom, então comecei a gostar, pegava escondido para tocar, daí meu pai resolveu me presentear com uma sanfona de ( 8 baixos) com o passar do tempo ele viu que estava tocando bem, então me deu outra de ( 80 baixos ) fui me inspirando nas músicas de Luiz Gonzaga ( o rei do baião) que era o mais famoso da época, e as pessoas foram conhecendo o meu talento e me chamando para tocar em noites de reza, leilões, forró e até hoje continuo tocando, porque é algo que gosto muito, me dar prazer e me faz bem. Me lembro exatamente da música que mais gostava e que deu muito trabalho para aprender, mas com muita dedicação consegui e era uma das mais tocadas. Procurava sempre me inspirar nos famosos como: Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Dominguinhos e até mesmo Cacique do Nordeste. Outra paixão minha era o futebol, e foi a partir daí que conheci a minha esposa com quem sou casado há 52 anos, a qual tivemos 7 filhos, 2 faleceram por motivo de doença e 5 estão vivos. Tenho um outro filho, algo que aconteceu antes do casamento. Sou avô de 9 netos, os quais amo incondicionalmente. Minha família é tudo para mim. Meu grupo é composto de 4 pessoas, Eu, Emanuel meu filho, Ildes e Antoniozito, tem todo meu carinho e respeito. A música sempre fez, faz e fará parte da minha vida, sempre toco nas minhas horas vagas e pretendo tocar até o dia que Deus me permitir.  

Redação do AL NOTÍCIAS | Biografia enviada pela Secretária de Educação Marina Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.