TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Jegue Enfermeiro foi tema da 28ª edição do Forro Jegue em Aroeira

Comissão decidiu o tema para homenagear os profissionais de saúde que estiveram na linha de frente no pico da covid-19
O Distrito Aroeira distante 19 km da sede do município de Conceição do Coité realizou neste domingo, 19, mais uma edição do tradicional Forró Jegue, a 28ª edição interruptamente, a informação é de um dos idealizadores da irreverente festa Edevaldo Santiago Ramos, ex-vereador do município.
A reportagem do Calila Notícias que todo ano marca presença na festa questionou a informação, como interrupto se nos últimos dois anos em nenhum lugar aconteceu festa neste período por conta da pandemia do novo Coronavírus, e Edevaldo prontamente respondeu: “Não teve a festa para o povão, mas o Jeguerê desfilou cumprindo seu papel social com informações importantes de como se proteger da doença usando máscara e higienização das mãos, tomar vacina, e ele não queria aglomeração, nós criamos até uma música o ‘jegue na pandemia’ que ficou tocando durante toda campanha de vacinação, mas decidimos que não podia haver aglomeração e optamos por não fazer divulgação”, explicou Dé como é conhecido.  

O Jegue Enfermeiro
Segundo Edevaldo o tema a cada ano é diferente, porém segue o mesmo método de escolha por parte da comissão organizadora e este ano decidiram homenagear os enfermeiros que ficaram na linha de frente durante toda à pandemia, além de oferecer mais elementos na ornamentação da carroça e para construção da música.   
A dose de licor mijo do jegue acabou muito rapidamente
O Jeguerê como é identificado o animal foi colocado na carroceria de uma Pick-up ornamentada com seringas, soro, gases, algodão, porém, segundo Dé, os foliões procuravam os enfermeiros que aplicavam o ‘mijo do jegue’ o licor para ficar imunizado da covid-19.   

Foi disponibilizado 300 litros de licor (mijo de jegue) mas segundo o organizador a procura foi grande e não deu pra ‘imunizar’ todos desta vez.
Em relação ao público presente, Edevaldo acredita que tenha sido o maior de todas edições, “havia um anseio nos foliões, acredito que em todo lugar, já que foram dois anos sem festas, e agora Aroeira se preparou, recebeu bem o folião que se divertiu muito, e temos certeza que a tendência é de crescer ainda mais a cada ano”, falou Edevaldo.  

Vale lembrar que o tema tem relação direta com o assunto que domina o noticiário, por exemplo no tempo que estourou o mensalão o Jegue desfilou dentro da cela, o pouso de emergência um avião agrícola em uma fazenda na região de Aroeira inspirou o Jegue Piloto, teve Jegue Aposentado, Jegue Cantor, enfim, até aqui em 28 edições, 28 temas diferentes e com músicas elusivas para cada tema.
A irreverência também era vista nas mãos dos foliões, eles segurando um pinico de plástico para colocar bebida, segundo Dé tiveram a ideia quando observaram fotos do primeiro forró jegue, pessoas bebendo em pinico e resolveram comprar 400 unidades do recipiente a disposição dos foliões. “Se o objeto lembra algo pouco higiênico, ainda teve gente que colocou salsicha dentro”, finalizou Ramos.

Fonte: CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.