TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Feira de Santana - Blitz da PM apreende vários ciclomotores no centro da cidade:


O número de furtos e roubos de motocicletas em Feira de Santana continua crescendo em vários bairros, e as motos de 50 cilindradas são a febre do momento por conta do seu custo são bastante visadas pelos bandidos.

Um fato que tem chamado a atenção das autoridades é o número de roubos destas motocicletas que não são emplacadas. Um bom exemplo é a moto da marca Shineray, preferida pelos bandidos para utilizá-la em assaltos a pedestres.

Por esse motivo, o Pelotão Asa Branca da Polícia Militar realizou na manhã desta quinta-feira (8) uma blitz próximo à Praça da Matriz no sentido de orientar os condutores de veículos ciclomotores de duas rodas, com potência de até 50 cilindradas e velocidade inferior a 50km/h. Segundo o PM Adiel Brilhante, alguns condutores desses veículos tem causando transtorno na cidade, desrespeitando as leis de trânsito.

“Esses veículos ciclomotores não possuem placa, que é o registro identificador dos veículos. Nessa situação, os condutores acabam dirigindo de qualquer forma: sobem em calçadas, não respeitam o sinal e etc”, contou o policial.

O militar informou que somente em Feira de Santana existe aproximadamente 60 mil motocicletas, e praticamente 10% são ciclomotores. De acordo com ele, já existe estatística de acidentes e roubos utilizando esses veículos.

Durante as blitze, aproximadamente 34 condutores que não estavam devidamente habilitados com os equipamentos obrigatórios como: retrovisores ou faróis tiveram o veículo encaminhado até a 3ª Ciretran, onde só serão retiradas com uma pessoa habilitada.

ALERTA
Nestes casos, as autoridades policiais recomendam que os donos das motos estejam de posse da nota fiscal, para que nas abordagens pelos policiais, não sejam constrangidos e conduzidos para averiguação na delegacia.

" Os bandidos estão migrando para assaltos de pequeno porte, em razão do veículo não possuir placa de identificação e dificultar o trabalho de investigação da polícia", informou um investigador da polícia civil

Outro fato importante é a adulteração das motos de 50 cilindradas que estão sendo ‘‘envenenadas’’, ou seja, sofrendo modificações de peças para competir com as motos de maior cilindrada, e consequentemente facilitar a fugaapós o cometimento dos crimes.

A LEI
O policial informou ao repórter Denivaldo Costa que as pessoas precisam saber que para conduzir os ciclomotores é necessário ter a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).

O candidato deverá preencher os mesmos requisitos exigidos para as categorias A, B e AB: ser penalmente imputável (ter mais de 18 anos), saber ler e escrever, possuir documento de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Segundo o PM Brilhante, o mesmo procedimento para a obtenção da Permissão Para Dirigir (PPD), os candidatos à ACC devem passar por exame de aptidão física e mental, avaliação psicológica, exame escrito sobre o conteúdo programático integral de um Curso para Formação de Condutor e exame de direção veicular, realizado em área especialmente destinada para tal fim, e no veículo para o qual está se licenciando.

Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.